No início da noite de 8 de fevereiro, na Praça da República, no centro da cidade de Torres Vedras, foi inaugurado, na presença de centenas de foliões, o tradicional Monumento ao Carnaval, patente até 5 de março.
Nesta inauguração, que é considerada a “primeira pedra” e o que dá início à folia naquela cidade, estiveram presentes as associações carnavalescas torrienses, o grupo musical Osga, o grupo de percussão Ribombar, os tradicionais cabeçudos e os grupos de mascarados que desfilaram anteriormente desde a Praça do Mercado Municipal até à Praça da República. Seguiu-se o baile no Pavilhão da Física.
Com a temática “50 Anos, 25 de Abril”, esta construção de dez metros de altura, designa-se por “50 Anos Depois” e presta homenagem à liberdade e à mulher, como figura central do monumento,
Com muita sátira social, política, desportiva e económica, o que não poderia faltar no Carnaval de Torres Vedras, os protagonistas são os visados locais e nacionais, tais como Laura Rodrigues (presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras), capitão Salgueiro Maia, general Spínola, António de Oliveira Salazar, Zeca Afonso, Eusébio, Mário Soares, Álvaro Cunhal, Marcelo Rebelo de Sousa, Luís Montenegro, Pedro Nuno Santos e André Ventura. Os protagonistas internacionais também ocupam um lugar de destaque, como por exemplo Vladimir Putin e Donald Trump.
O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Empresa Municipal Promotorres.
O programa é extenso. No dia 28 de fevereiro, pelas 09h30, há corso escolar no centro da cidade. Pelas 14h30, baile de máscaras com Abel Alves, na Expotorres, Pavilhão Multiusos. Às 22h00 será a chegada e entronização dos Reis do Carnaval, da Estação Ferroviária à Avenida 5 de Outubro. Dj’s animam entre as 23h00 e as 04h00 na Praça Super Bock (Jardins de Santiago), Praça Paladin (Mercado Municipal de Torres Vedras) e Praça Dr. Alberto Avelino.
No dia 1, pelas 21h00, realiza-se o corso noturno e haverá dj’s nas três praças. No dia 2, pelas 14h30, é a vez do corso diurno e a partir das 22h00 há mais dj’s. No dia 3 o corso é partir das 21h00 e para além dos dj’s há concurso de matrafonas. No dia 4, o corso começa às 14h30 e no dia 5 o enterro do entrudo será às 21h00.
“Folia Açucarada” em Alcobaça
De 28 de fevereiro a 5 de março, Alcobaça promete o “carnaval mais doce de Portugal”. O tema deste ano é “Folia Açucarada” e mais uma vez haverá uma tenda em frente ao Mosteiro de Alcobaça, que procura proporcionar “dias e noites de grande diversão para toda a família, com fantasias inspiradas em chefs e pasteleiros, bolos, doces e licores”.
O “Carnaval de Alcobaça – Folia & Algazarra” contará no dia 28 de fevereiro, às 10h00, com o desfile das escolas, e do Carnaval Sénior, às 15h00. De 28 de fevereiro a 3 de março esperam-se as grandes noites de Carnaval, entre as 22h00 e as 04h00, dias 2 e 4 de março, entre as 15h00 e as 19h00, a tenda abre à tarde para os mais pequenos e famílias, e no dia 5 de março, no Dia de Cinzas, às 21h00, para finalizar, celebra-se o tradicional Enterro do Entrudo.
A entrada é livre.
Desfiles e bailes nas Caldas
Nas Caldas da Rainha o carnaval é vivido de 1 a 5 de março. No dia 1, pelas 21h00, tem lugar o desfile de carnaval, na Avenida 1º de maio. Nos dias 2 e 4 de março o desfile é à tarde e começa pelas 15h00.
Nos dias 1 e 3 de março, das 23h00 às 04h00, há os bailes do casino, no Céu de Vidro, no Parque D. Carlos I. O enterro do entrudo é no dia 5 de março, pelas 21h00, pelas ruas da cidade.
Na Associação Cultural e Recreativa do Nadadouro há bailes de carnaval nos dias 28 de fevereiro, 1, 2 e 3 de março. No dia 2 as entradas são livres.
A Banda Linha D’Água assegura a animação e Diogo Santos dará música no dia 28 de fevereiro, a partir das 02h00, e Joel Simão nos dias 1 e 3 de março, a partir das 02h00.
Haverá sorteios diários e nos dias 1 e 3 de março concursos de máscaras.
Corso nas Gaeiras e Vau
No concelho de Óbidos, realiza-se nas Gaeiras, nos dias 2 e 4 de março, pelas 15h00, o corso trapalhão “à cubano”, no Largo de São Marco e Urbanização da Cerca, com acesso livre.
Pelas 17h00 haverá matiné com Nelson Lords & Nuno Alexandre.
No dia 4 de março, pelas 15h00, assinala-se o carnaval no Vau, com a atuação de Silvino Jacinto.
A festa e desfile de tratores, automóveis e apeados, decorrerá no largo de infância, junto ao edifício da Junta de Freguesia do Vau e haverá prémios simbólicos para todos.
Seis dias no Cadaval
Festas noturnas, música, desfiles e teatro compõem a programação para 2025 do carnaval no Cadaval, que se estende entre 22 de fevereiro e 4 de março.
O concelho vai ser invadido pelo espírito carnavalesco e muita alegria.
O Município do Cadaval, em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola do Cadaval, preparou um programa repleto de animação, onde não faltam desfiles, bailes, espetáculos de teatro e festas noturnas.
As comemorações começam no dia 22 de fevereiro, com o “1.º Assalto ao Carnaval”, no Pavilhão João Francisco Ribeiro Corrêa, a partir das 22h00. A animação ficará a cargo da Banda Raska, DJ Leiroz & Luís Marvão, num evento de entrada livre que marca o arranque oficial da folia.
No dia 28 de fevereiro, às 10h30, realiza-se o desfile escolar, que contará com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas do Cadaval e da Santa Casa da Misericórdia. Como é habitual, as crianças e jovens desfilarão pelas ruas da vila com fantasias coloridas, mantendo viva a tradição.
O Grupo Gente Gira junta-se à programação com a sua nova Revista à Portuguesa “Que Rico 31”, a apresentar no Cine-Auditório Valentina de Abreu nos dias 28 de fevereiro às 21h30, 1 de março às 21h30, 2 de março às 17h30, e 4 de março às 17h30.
No dia 1 de março, o Pavilhão João Francisco Ribeiro Corrêa volta a receber os foliões para o “2.º Assalto ao Carnaval”, a partir das 23h30, com os DJ’s Deixa Rolar e “Olha que Pimbalhada”. A entrada é livre.
Os tradicionais corsos carnavalescos vão sair às ruas nos dias 2 e 4 de março, a partir das 15h00.
Na noite de 3 de março, a festa faz-se na Praça da República, com o Baile de Carnaval, a partir das 22h00. O evento, com entrada livre, contará com as atuações do Grupo Omega, DJ David Leiroz & Filipe Gonçalves.
Reis apresentados na Nazaré
A Festa de São Brás marcou no dia 3 de fevereiro, de forma oficial, o início das festividades do carnaval na Nazaré.
Em torno do icónico monte de São Bartolomeu, esta romaria, já de idade avançada, continua a encantar locais e visitantes, mantendo-se cada vez mais viva e apreciada. Ao longo do dia, as fogueiras iluminaram o monte, enquanto o aroma das carnes e dos enchidos grelhados se espalhava no ar.
O som das marchas do entrudo animou o baile de rua, a dar o tom ao carnaval deste ano, que tem como mote “Tá enjoade c’má pardela”. Os reis do Carnaval 2025 são Joaquim Mota e Carla Figueira.
Uma exposição temporária no Centro Cultural da Nazaré, numa viagem no tempo pelas memórias, imagens e momentos desta festa, foi também cenário da passagem de testemunho dos reis.
Agora, a festa continua. Nazaré já está vestida a rigor para semanas de pura diversão.
Os principais destaques vão para o baile de rua, com André Codinha & Ricardo Caneco, no dia 16 de fevereiro, às 15h00, no Sítio. No dia 22, é sábado magro, com desfile pela vila.
O baile de rua regressa no dia 23, pelas 15h00, na Praça Sousa Oliveira, com Vítor Maurício & Nuno Abelha.
No dia 28 é tempo do carnaval da criança, com desfiles às 10h00 no Valado dos Frades, às 14h30 em Famalicão e às 15h00 na Nazaré.
No dia 1 de março, pelas 22h30, há desfile, e no dia 2, no Sítio, às 11h00, haverá receção dos reis, iniciando-se o desfile na avenida marginal da Nazaré às 15h00. Novo desfile terá lugar no dia 4, pelas 15h00.
O enterro do santo entrudo acontecerá o areal junto ao Centro Cultural, no dia 5, pelas 17h00.
Peniche com carnaval na tenda e em desfiles
Em Peniche, o jardim principal, no centro da cidade, acolhe a iniciativa “Carnaval na Tenda”, com bailes animados por PDJ & Nuno Damata, nos dias 28 de fevereiro, 1, 2 e 3 de março. Haverá concurso de máscaras.
O corso carnavalesco ocorrerá nas tardes de 2 e 4 de março, tendo o ponto de partida no Campo da República, junto à Fortaleza de Peniche.
No entanto, o primeiro desfile é o cortejo infantil onde as escolas do ensino básico, alunos, educadores, professores, auxiliares de ação educativa e encarregados de educação são convidados a participar. Terá lugar na sexta-feira anterior, saindo à rua de manhã, na zona central de Peniche.
No último dia de festejos acontece o enterro do bacalhau na Praça Jacob Rodrigues, onde se juntam as carpideiras ao redor do defunto no cortejo, que lamentam a partida do carnaval.