emissão em direto

Abraçar a transformação digital: Histórias de sucesso em todos os setores

Num mundo que se torna rapidamente digital, é imperativo abraçar as mudanças que lhe estão associadas, incluindo a transformação digital.

Num mundo que se torna rapidamente digital, é imperativo abraçar as mudanças que lhe estão associadas, incluindo a transformação digital.

A transformação digital refere-se à transição online que envolve a troca de bens, serviços ou dinheiro através de dispositivos eletrónicos como computadores, smartphones, e outras plataformas digitais.

É uma tendência que ganha força em vários sectores, e por boas razões.

Neste sentido, vejamos os principais sectores onde verdadeiramente se sente este salto e quais os seus resultados.

1.      E-Commerce

Um sector que abraçou plenamente a transformação digital é a indústria do comércio eletrónico.

Com mais pessoas a fazer compras online, foram vários os segmentos de negócio que se aperceberam da necessidade de fornecer aos clientes uma experiência de compra diferentes.

Outrora sectores mais tradicionais, atualmente digitais e na crista da inovação. Neste caso, o destaque vai para áreas como, por exemplo:

·         Sex shops online, onde lojas como a Vive integram um movimento que mostra que o sexo não tem de ser tabu;

·         Restauração, através de aplicações próprias ou de terceiros, milhares de restaurantes já vendem refeições para fora;

·         Venda de produtos para animais, muitas lojas já vendem e entregam diretamente aos consumidores.

Além destes, muitos outros exemplos mais tradicionais podiam ser dados.

2.      Indústria Bancária

Sim, a transformação digital também chegou à indústria bancária. Os bancos perceberam que podem atingir mais clientes e fornecer melhores serviços através da digitalização.

Os clientes podem agora realizar transações como transferências de dinheiro, pagamentos de faturas, e aplicações de empréstimo online ou por aplicações bancárias móveis, tornando-o conveniente para eles.

Além disso, os bancos implementaram medidas de segurança como autenticação de dois fatores, encriptação, e deteção de fraude para assegurar que as transações digitais são seguras.

3.      Saúde

A transformação digital tem sido ouro sobre azul. Quer seja ao nível teórico ou prático é um game changer.

Os prestadores de cuidados de saúde podem agora oferecer serviços de teleconsultas, onde os pacientes podem receber consultas médicas online.

Neste caso, as mudanças de transformação digital no setor facilitaram o acesso dos pacientes aos serviços de saúde a partir do conforto das suas casas.

4.      Educação

O setor da educação está também a adotar gradualmente a transição digital.

As instituições educativas podem agora oferecer aulas online, e os estudantes podem pagar as suas propinas por opções de pagamento digital como cartões de crédito, bancos em linha, e aplicações de pagamento móvel.

Estas mudanças, ajudam também a expandir o ensino e a facilitar a aprendizagem em muitos casos. Já para não falar da vertente profissional, dos webinars, workshops, formações, etc.

5.      Serviço Público

Finalmente, o setor governamental está também a adotar esta viragem tecnológica. Os governos estão agora a oferecer opções de pagamento digital para serviços como impostos, taxas e multas.

A transição digital facilitou o acesso dos cidadãos aos serviços governamentais, especialmente durante a pandemia, onde as visitas físicas aos escritórios governamentais não foram possíveis.

Em suma, esta nova ordem digital traz muitos benefícios a vários setores. Oferecem conveniência, segurança e acessibilidade aos clientes, e as empresas podem chegar a mais clientes e fornecer melhores serviços.

Embora ainda existam desafios, a verdade é que, até o mais tradicional dos setores, a agricultura, já começa a mostrar sinais de mudança, incluindo a nível local.

Neste sentido, as empresas e indivíduos devem abraçar este desafio e tirar partido dos benefícios vindouros.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.