emissão em direto

Agrupamento de Escolas ganha prémio com o projeto My Machine

O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, em parceria com o Município de Óbidos, foi agraciado com o prémio “Quem Brinca é Quem é”, promovido pela Fundação Santander Portugal. Este concurso pretendeu apoiar projetos de aprendizagem baseados em abordagens lúdicas.

O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, em parceria com o Município de Óbidos, foi agraciado com o prémio “Quem Brinca é Quem é”, promovido pela Fundação Santander Portugal. Este concurso pretendeu apoiar projetos de aprendizagem baseados em abordagens lúdicas.

Num universo de 425 candidaturas, o “Prémio Quem Brinca é Quem É” foi atribuído a dez Escolas Públicas. O agrupamento obidense candidatou-se com o projeto My Machine, que visa desenvolver nas crianças competências de forma lúdica. Neste contexto, os alunos são desafiados a pensarem num problema que gostariam de ver resolvido através da construção de uma máquina. Identificado o problema desenham a máquina para solucionar o mesmo.

Em cada turma de 1.º ano de escolaridade, os desenhos são sujeitos a votação a fim de ser selecionada uma máquina por turma. O processo conta com várias fases: a primeira, na qual é proposto aos alunos das turmas para pensarem num problema e desenharem a máquina para a resolução do mesmo; a segunda na qual alguns alunos da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) desenham o projeto da máquina, e a última, que diz respeito à construção da máquina.

O processo de construção do projeto e da respetiva máquina é acompanhado pelos alunos. Estes visitam, inclusivamente, a ESAD.CR, onde lhes é dado feedback acerca do seu projeto.

O My Machine, implementado pelo Município de Óbidos nas escolas do concelho, desde 2014, conta já com um número considerável de máquinas.

Na sequência da atribuição deste prémio, o agrupamento participou numa visita à International School of Billund, na Dinamarca, contactando de perto com a metodologia “Learning Through Play” (Aprendizagem através da Brincadeira).

Para além da visita à escola, também a visita à Lego House, na mesma cidade, foi outro dos momentos marcantes desta experiência de três dias (23 a 25 de outubro), permitindo aprofundar a dinâmica desta metodologia que coloca a brincadeira no centro do processo de aprendizagem, tal como o projeto My Machine, aplicado pelo Município de Óbidos nas atividades letivas do primeiro ciclo em parceria com o agrupamento, e que levou à conquista do prémio.

A abordagem “Learning Throug Play” defende que o brincar desenvolve competências essenciais, aumenta o bem-estar e deve ser para todos, em todo o lado. Este ano, a Fundação Santander Portugal e a LEGO Foundation anunciaram uma parceria inovadora destinada a promover a aprendizagem através deste conceito, com um conjunto de novas metodologias lúdicas aplicadas nas escolas portuguesas.

O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos foi representado pela professora Irene Carrilho, adjunta da direção e responsável pelo pré-escolar e primeiro ciclo.

LER Óbidos distinguido pelo PNL

O projeto LER Óbidos, do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, que decorreu entre 2019 e 2022, foi distinguido pelo Plano Nacional de Leitura.

Implementado nas áreas de leitura e produção escrita e multimodal, música e poesia e ilustração em parceria com a Câmara Municipal de Óbidos/Óbidos Vila Literária, a Editora Abismo, a Academia de Música de Óbidos, entre outros, contou com as atividades Oh não, outra biblioteca!; Biblioteca Verde; Histórias que Contam; Calçamos sapatos mas vestimos poemas!; Tens é garganta!; Mesa de Luz; Podcast; Tuba!; ÓbidosBookSchoolLibrary; Obizombie; Oficina de Cinema; Mostra de Videopoemas; Vivinhos da Silva; Más companhias; Livros Inquietos; Ameias, jornal escolar; Palestra “Fake News”; FOLIO Alunos; O Problema da Habitação 1 e 2.

Estas atividades foram dinamizadas por uma turma de 9.º ano, três turmas do ensino secundário e um grupo de alunos colaboradores habituais da biblioteca. Foram implementadas na Escola, no Conservatório de Música de Óbidos e no Festival FOLIO.

Deste projeto resultaram uma Mesa de Luz (oficina de ideias e mini estúdio de produção audiovisual); dois novos espaços de biblioteca – Biblioteca Verde e Biblioteca Portátil; uma revista (11-LH-AV); um jornal escolar (Ameias); um CD de leituras musicadas (“Tens é garganta”); um site (Ler Óbidos); um podcast; uma mostra de videopoemas; um espetáculo de leituras musicadas no festival FOLIO.

O principal objetivo do projeto foi o incremento do gosto pela leitura por parte dos alunos e jovens.

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.