No pré-escolar, a AEJO está a apetrechar os jardins-de-infância com tecnologia de ponta, em conjunto com o Município e a alargar a rede disponível.
No primeiro ciclo do ensino básico, continua a apostar no digital com a parceria com a Academia Digitall Vodafone, bem como no segundo ciclo. Para além disso aprofunda a interligação entre as escolas do Agrupamento, dinamizando atividades que promovam a aprendizagem por projeto, os domínios de articulação curricular e a aprendizagem das ciências com o recurso aos seus laboratórios.
No segundo ciclo do ensino básico, continua a implementar projetos ligados ao Digital (Academia Digitall Vodafone) e fomenta um ensino centrado no aluno e na cidadania ativa, com intervenção no território circundante.
No terceiro ciclo e secundário, a AEJO investe numa aprendizagem centrada no aluno, bem como numa forte relação da escola com a comunidade. Aposta no ensino das Línguas e das Ciências, bem como das Matemáticas, de uma forma dinâmica e com sentido para o aluno. No ensino secundário, destaca a abertura dos quatro cursos cientifico-humanísticos: Ciências e Tecnologias; Línguas e Humanidades; Artes Visuais; Ciências Socio-humanísticas.
“Para além disso, o nosso ensino é personalizado e dispomos de instalações de ponta que permitem proporcionar as melhores condições de ensino-aprendizagem aos nossos alunos”, vinca o diretor da AEJO, José Santos.
Também as parcerias institucionais, como por exemplo o Parque Tecnológico e o Município de Óbidos, permitem aos alunos disfrutar de aprendizagens ativas e contacto com novas oportunidades de aprendizagem, tal como no Festival Fólio, onde os alunos têm uma participação preponderante e ativa, contactando com escritores de renome.
Quanto aos cursos profissionais continuará o investimento no Curso de Cozinha e Pastelaria, que já é uma referência no agrupamento, e será aberto um novo curso ligado à informática e em estreita parceria com o Instituto Politécnico de Santarém, o curso de Informática – sistemas. Passarão a funcionar num futuro próximo, também em parceria com o Instituto Politécnico de Santarém e o Município de Óbidos, os Cursos TESPs de informática, que permitem o ingresso no Politécnico de Santarém através da sua frequência.
“No próximo ano letivo o nosso objetivo é manter a curva ascendente a nível de resultados alcançados pelo Agrupamento a nível da avaliação externa, mantendo a nossa posição de um processo de ensino / aprendizagem centrado no aluno e integrando todas as áreas do PASEO (Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória). Por outro lado, também a aposta no Digital e na robótica, bem como a formação de cidadãos ativos e integrais são duas grandes metas para o próximo ano letivo”, descreve o diretor.
Cativar alunos com qualidade do ensino
“O AEJO tem implementado diversas estratégias inovadoras para atrair e cativar alunos, destacando-se pela qualidade do ensino, bem-estar dos estudantes e forte ligação à comunidade”, sublinha José Santos.
O agrupamento disponibiliza cursos profissionais que incluem estágios, bolsas de transporte e alimentação, proporcionando uma formação prática e alinhada com as exigências do mercado de trabalho.
A participação em iniciativas como a Academia Digitall Vodafone permite aos alunos explorar áreas como mecatrónica, eletrónica e impressão 3D, fomentando o interesse pelas tecnologias emergentes.
A implementação das plataformas DreamShaper facilita a aprendizagem prática e a identificação precoce de riscos de insucesso escolar, promovendo uma abordagem personalizada ao ensino.
O projeto “LER Óbidos”, reconhecido pelo Plano Nacional de Leitura, integra atividades interdisciplinares que estimulam a leitura e a criatividade, envolvendo os alunos em iniciativas como podcasts, videopoemas e oficinas de cinema.
Dispõe ainda de várias Certificações de Qualidade e Internacionalização, tal como o Selo Europeu de Qualidade EQAVET, certificando a conformidade do ensino e formação profissionais com os padrões europeus de qualidade. Esta distinção reforça a credibilidade dos cursos profissionais oferecidos e facilita o acesso a fundos europeus.
O AEJO realça ainda como pontos fortes do agrupamento o 1.º lugar nacional no exame de Filosofia e o 2.º lugar em Inglês no ano letivo anterior, pela Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, com médias de 17,42 e 17,74 valores, respetivamente.
O agrupamento tem demonstrado uma progressão significativa na avaliação externa, subindo várias posições e alcançando o 1.º lugar distrital e o 21.º lugar nacional no ranking da superação (Jornal Público) nos últimos dois anos.
Para além disso, “o agrupamento mantém um ambiente disciplinado e acolhedor, apoiado por uma equipa de psicólogos e iniciativas que promovem a felicidade e o sucesso dos alunos”.
“A criação de salas estruturadas para alunos com autismo demonstra o compromisso com a inclusão e o apoio personalizado, garantindo que todos os estudantes tenham as condições necessárias para aprender e desenvolver-se”, adianta.
A participação em programas como o Erasmus+ permite aos alunos interagir com colegas de diferentes países, enriquecendo a experiência educativa através da diversidade cultural e de projetos colaborativos.
A aposta na flexibilidade curricular e na transição digital e verde posiciona o agrupamento na vanguarda da educação, preparando os alunos para os desafios do futuro.
“O AEJO destaca-se por uma abordagem educativa inovadora e inclusiva, que valoriza tanto o sucesso académico quanto o desenvolvimento pessoal dos alunos, preparando-os eficazmente para os desafios do século XXI”, sublinha o diretor do agrupamento.
Mais alunos e turmas
Para o próximo ano letivo espera-se uma continuação do crescimento do número de alunos e turmas nas diferentes escolas do Agrupamento e em todos os ciclos de ensino.
Ao longo do próximo ano, o AEJO espera conseguir levar a cabo a requalificação das escolas básicas com o Apoio da Direção Geral de Estabelecimentos de ensino, no caso da Escola Básica do Alvito, e do município de Óbidos, no caso das Escolas Básicas de Óbidos e do Furadouro.
O objetivo é que o AEJO se mantenha como “uma referência de excelência no contexto regional”.