emissão em direto

próximo programa

Ver programação completa

Almoço pedagógico na EHTO dedicado a Raul Proença

Depois de homenagear o artista caldense José Malhoa e a pintora Josefa de Óbidos, chegou a vez do almoço temático inspirado na obra do escritor Raul Proença. Este almoço, que se realizou na passada quinta-feira, no restaurante pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, inseriu-se no projeto “Arte e Cultura à mesa”, desenvolvido pelos alunos do terceiro ano do curso Técnicas de Cozinha e Pastelaria (TCP) e de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas (TSRB).

Num serviço inspirado na vida e obra deste jornalista e bibliotecário, os alunos de TSRB começaram por servir um aperitivo aos clientes, um french negroni, de modo, a “tentar homenageá-lo da melhor maneira possível, com bebidas francesas”.

Já os alunos de TCP procuraram “fazer uma ligação entre os pratos e o percurso de vida do homenageado, escolhendo assim quatro referências ou cidades por onde o autor passou a sua vida”.

Para começar foi servido para entrada um escalope de foie gras, fazendo alusão ao facto de o autor ter estado exilado em Paris durante a ditadura militar. Em seguida foi servida uma desconstrução de bacalhau à Brás, e posteriormente, tripas à moda do Porto, “cidade onde viveu e mais tarde faleceu”. Para a sobremesa, os alunos optaram por preparar trouxas das Caldas com gelado de pera e nata, “doce da cidade onde Raul Proença nasceu e viveu durante algum tempo”.

No almoço estiveram representantes da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, o presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Jorge Varela, o presidente da União de Freguesia Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, Vítor Marques, o diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença, João Silva, e a professora Isabel Xavier, que referiu que “Raul Proença era uma figura inerente da intelectualidade portuguesa, com um pensamento muito profundo em várias áreas”.

O ciclo de apresentações gastronómicas “Arte e Cultura à mesa” vai terminar esta semana com o almoço na próxima quinta-feira, com um menu dedicado ao mestre Ferreira da Silva, e na sexta-feira, sobre Rafael Bordallo Pinheiro.

Últimas Notícias

Equipa do Acrotramp vence Scalabis Cup

Decorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho, a Scalabis Cup, competição Internacional de ginástica, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém, reunindo cerca de 500 ginastas em representação de vários países. O Acrotramp Clube de Caldas esteve representado nesta competição com seis ginastas seniores de 1ª divisão e elite (três em duplo minitrampolim e três em tumbling).

Caldas da Rainha esteve em alerta mas DGS corrigiu números

A Direção-Geral da Saúde procedeu na passada segunda-feira a uma correção da incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes nas Caldas da Rainha, para o período de 24 de junho a 7 de julho, o que retirou o concelho do estado de alerta em que havia sido colocado indevidamente por resolução do Conselho de Ministros na quinta-feira anterior.