emissão em direto

Aluno de Óbidos foi “astronauta por um dia”

Diogo de Almeida, aluno da Escola Básica e Secundária da Josefa de Óbidos, foi um dos cerca de trinta estudantes selecionados pela agência espacial portuguesa Portugal Space para ser “astronauta por um dia” e experienciar a sensação de gravidade zero num voo parabólico num avião da Airbus A310 da Novespace.

Diogo de Almeida, aluno da Escola Básica e Secundária da Josefa de Óbidos, foi um dos cerca de trinta estudantes selecionados pela agência espacial portuguesa Portugal Space para ser “astronauta por um dia” e experienciar a sensação de gravidade zero num voo parabólico num avião da Airbus A310 da Novespace.

A agência espacial portuguesa deu a oportunidade aos estudantes, dos 14 aos 18 anos, de voarem e experienciarem condições de microgravidade, simulando a sensação que os astronautas vivenciam no espaço. A iniciativa serviu para encorajar os estudantes a seguir, académica e profissionalmente, um percurso no setor espacial, da ciência ou da tecnologia.

Os “astronautas” foram escolhidos na campanha “Zero G Portugal – Astronauta por um Dia”, com a colaboração da Ciência Viva e o apoio da Força Aérea Portuguesa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

A campanha de voos parabólicos, a bordo do Airbus A310 da francesa Novespace, teve lugar no dia 16 de setembro, com partida da Base Aérea N.º11, em Beja. Ao longo de duas horas, o avião com as letras “AirZeroG” sobrevoou a costa portuguesa e durante 16 momentos de cerca de 20 segundos, todos conseguiram viver as sensações e os desafios semelhantes aos de um verdadeiro astronauta em órbita.

Os jovens “astronautas” receberam um diploma numa cerimónia presidida pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Últimas Notícias

Unidades hoteleiras nomeadas para os prémios Publituris

O The Literary Man Óbidos Hotel (categoria melhor hotel de 4 estrelas), o Rio do Prado (categoria melhor hotel de 3 estrelas) e o Royal Óbidos Spa & Golf Resort (categoria melhor campo de golfe) estão nomeados para os prémios Publituris Portugal Travel Awards – 2022, a maior distinção turística a nível nacional, cujos vencedores serão divulgados no dia 18 de outubro.

Novo presidente do Politécnico quer afirmação como Universidade

“Após 40 anos de existência do Instituto Politécnico de Leiria, defendo que reunimos hoje as condições para nos afirmarmos como Universidade, que para além do ensino politécnico, ministre também o ensino universitário, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei”, afirmou Carlos Rabadão, após ser empossado presidente do Politécnico de Leiria no dia 22 de setembro.

Festival de Insufláveis assinala regresso às aulas

De forma a assinalar o início de um novo ano letivo, o Município de Óbidos, com a colaboração da FADL – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Leiria e da Associação Óbidos Dance, pretende proporcionar às crianças um dia diferente, cheio de atividade física e diversão.

Festival Eutopia no golfe do Bom Sucesso Resort

O Bom Sucesso Resort, junto à Lagoa de Óbidos, vai receber a primeira edição do festival Eutopia, um evento que pretende unir a arte, a arquitetura e o golfe. A iniciativa dedicada à cultura contemporânea vai decorrer nos dias 1 e 2 de outubro e destaca-se, entre outros aspetos, pelo local definido para a sua […]