emissão em direto

Aluno de Óbidos vai ser “astronauta por um dia”

Diogo de Almeida, aluno da Escola Básica e Secundária da Josefa de Óbidos, foi um dos trinta estudantes selecionados pela agência espacial portuguesa Portugal Space para ser “astronauta por um dia” e experienciar a sensação de gravidade zero num voo parabólico num avião da Airbus A310 da Novespace.

Diogo de Almeida, aluno da Escola Básica e Secundária da Josefa de Óbidos, foi um dos trinta estudantes selecionados pela agência espacial portuguesa Portugal Space para ser “astronauta por um dia” e experienciar a sensação de gravidade zero num voo parabólico num avião da Airbus A310 da Novespace.

A agência espacial portuguesa vai dar a oportunidade aos estudantes, dos 14 aos 18 anos, de voarem e experienciarem condições de microgravidade, simulando a sensação que os astronautas vivenciam no espaço.

A campanha de voos parabólicos, a bordo do Airbus A310 da francesa Novespace, está prevista para 16 de setembro, com partida do aeroporto de Beja, e os futuros “astronautas” foram escolhidos na campanha “Zero G Portugal – Astronauta por um Dia”, com a colaboração da Ciência Viva e o apoio da Força Aérea Portuguesa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

“Tal como um astronauta em órbita, os astronautas por um dia vão perceber que de repente o seu peso deixará de existir. Andar ou carregar pesos não implica qualquer esforço, e os seus corpos vão sentir-se mais leves do que uma pena, flutuando no espaço”, refere a Portugal Space, cujo concurso que lançou recebeu 460 candidaturas, num processo de seleção que incluiu várias fases que reproduziram o processo “real”, com testes de perceção e interpretação do espaço.

Foram também selecionados dez candidatos de reserva, para a eventualidade de algum dos membros do grupo principal não poder participar, à semelhança do que acontece nas missões reais.

Últimas Notícias

SC Braga e AD Pastéis campeões de futebol de praia na Nazaré

O SC Braga é campeão nacional de futebol de praia pela 8ª vez na sua história, ao vencer na tarde deste domingo a Casa do Benfica de Loures por 3-2, na final da competição de elite masculina, que se jogou no Estádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré.

Carolina Santos vence primeira final no circuito nacional de surf

Carolina Santos, atleta de Caldas da Rainha, estreou-se a vencer em provas a contar para o circuito nacional feminino de surf e é a nova Miss Prio Cup, após bater Camilla Kemp, campeã nacional de surf em 2018, numa final bastante renhida e de excelente nível, na Costa Nova, em Ílhavo, na passada sexta-feira.

Suspeitos de furtos de metais não preciosos

A GNR do Cadaval e o Núcleo de Investigação Criminal de Alenquer da GNR detiveram dois homens, de 33 e 47 anos, no dia 2 de agosto, na sequência de uma investigação por furtos de metais não preciosos. Foi dado cumprimento a quatro mandados de busca, duas domiciliárias, uma em viatura e uma numa garagem, […]