emissão em direto

Alunos da Raul Proença com bom desempenho na RoboParty

Os alunos do clube de programação e robótica Robotics Code Raul, do Agrupamento de Escolas Raúl Proença, das Caldas da Rainha, destacaram-se na edição de 2025 da RoboParty, um dos maiores eventos de robótica do país.

Entre as 96 equipas participantes, as equipas do agrupamento conquistaram um 6.º lugar na exigente prova Crazy Race, uma honrosa passagem à segunda ronda da competição Fun Challenge e um notável 3.º lugar na prova Robô Show.

A RoboParty é um evento pedagógico que reúne equipas de quatro pessoas durante três dias e duas noites, proporcionando formação e experiência prática na construção de robôs móveis autónomos. Durante o evento, os participantes assistem a uma breve formação sobre eletrónica, programação e mecânica antes de montarem um kit robótico desenvolvido pela empresa Botnroll e pela Universidade do Minho. Além das competições, a RoboParty, inclui também várias atividades lúdicas, como desporto, música e jogos.

João Silva, diretor do Agrupamento de Escolas Raúl Proença, afirmou que “os resultados obtidos pelos nossos alunos são um reflexo do trabalho árduo, da dedicação e da criatividade que têm demonstrado ao longo do ano. A RoboParty é uma plataforma fantástica para aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos nas áreas de robótica, eletrónica e programação, e os nossos alunos souberam tirar o máximo partido dessa experiência”.

Durante o evento, que decorreu ao longo de três dias e duas noites, os participantes participaram em formações sobre eletrónica, programação e mecânica, antes de enfrentarem desafios como o Crazy Race, onde os robôs tinham de percorrer um trajeto desafiador, e o Fun Challenge, que envolveu a coordenação entre os alunos e os robôs para empurrar bolas de pingue-pongue para o campo adversário.

Na prova Robô Show, que envolvia a execução de coreografias autónomas sincronizadas com música, as equipas do Agrupamento de Escolas Raúl Proença conseguiram o 3.º lugar. O diretor João Silva sublinhou que “a participação nesta prova foi particularmente inovadora, pois envolveu uma colaboração estreita com a turma de Artes Visuais do 11.º ano, criando uma fusão entre tecnologia e arte através da personalização dos robôs com bonecos criados pelos alunos de Artes. Este trabalho colaborativo destacou ainda mais a importância da robótica como uma ferramenta educativa transversal a várias áreas”.

A RoboParty não é apenas uma competição, mas também uma experiência de aprendizagem, com atividades lúdicas e culturais, como desporto e música. Segundo o diretor, a “participação do clube Robotics Code Raul foi também marcada por um forte espírito de partilha, com a colaboração dos clubes de robótica do Agrupamento de Escolas da Maia e do Instituto do Maranhão, no Brasil, na programação dos robôs”.

“Este evento foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora, não só pelos resultados obtidos, mas pela oportunidade de trabalhar em equipa, aprender com outros participantes e reforçar os laços de amizade e colaboração entre escolas e países”, referiu João Silva.

O Agrupamento de Escolas Raúl Proença continua, assim, a afirmar-se como um “um polo de inovação e excelência no ensino de ciência e tecnologia, preparando os seus alunos para os desafios do futuro tecnológico e reafirmando a importância da robótica como uma ferramenta crucial no desenvolvimento de competências valiosas”.

Últimas Notícias

Museu da Cerâmica encerra para obras e acervo vai para Centro de Artes

Desde este sábado que o Museu da Cerâmica está encerrado ao público para serem iniciadas as ações tendentes à sua requalificação, o que implica a retirada de todo o respetivo acervo, que será transferido para instalações municipais afetas ao Centro de Artes, onde permanecerá até ao final das obras e reabertura do museu.

Tertúlia sobre a criação do estado de Israel

O grupo Palestina LIVRE Caldas da Rainha vai realizar nos Silos, a 23 março a partir das 15h00, uma tertúlia denominada “Sessões Nakba – A criação colonial do estado de Israel”.