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Alunos da Raul Proença no projeto educativo “Hospital, Uma Porta Aberta”

21 alunos do 12.º ano da área de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) visitaram alguns Serviços da Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), e assinalaram o regresso do projeto educativo “Hospital, Uma Porta Aberta”.

21 alunos do 12.º ano da área de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) visitaram alguns Serviços da Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), e assinalaram o regresso do projeto educativo “Hospital, Uma Porta Aberta”.

O projeto insere-se numa estratégia de maior abertura do CHO à sociedade civil, e neste caso concreto, pretende sobretudo, de uma forma natural e através do contacto direto com a realidade hospitalar, auxiliar os jovens estudantes no processo de exploração e orientação vocacional.

A sessão de acolhimento aos alunos teve lugar no dia 12 de dezembro e contou com a presidente do conselho de administração, Elsa Baião, que reiterou a importância deste projeto no enriquecimento formativo dos alunos, assim como a sua motivação, encorajamento e orientação na tomada de decisão quanto ao seu futuro profissional.

Neste seguimento, foi realizada uma ação de sensibilização intitulada “Noções sobre prevenção e controle da infeção hospitalar”, antes da passagem pelos vários serviços.

Durante vários dias (14, 15, 18 e 19 de dezembro), o grupo de alunos, subdividido em grupos mais pequenos, acompanhou o funcionamento dos diversos serviços, nomeadamente da Patologia Clínica, da Fisioterapia, da Farmácia e das Consultas Externas, e tiveram oportunidade de interagir com utentes e profissionais de saúde em contexto hospitalar.

Para o professor Paulo Ribeiro, do AERP, “há da parte dos alunos de 12º ano um enorme interesse em participar neste projeto. Esta oportunidade constitui-se como uma mais-valia para os que ponderam prosseguir estudos na área da saúde”.

Acrescentou ainda que “o contacto com os profissionais e a vida da instituição onde trabalham, vivendo por dentro as dificuldades e os sucessos do dia a dia, contribui para clarificar nestes jovens a sua vocação para encetar este tipo de cursos superiores”.

Da parte do CHO, pretende estender o projeto às restantes escolas secundárias dos concelhos da área de influência da instituição.