No dia 1 de abril, no auditório do estádio Municipal de Leiria, teve lugar a Sessão Distrital de Leiria do Programa Parlamento dos Jovens | Ensino Secundário.
Na sessão, presidida por Kaixin Cheng, do Agrupamento de Escolas São Martinho do Porto, estiveram presentes 30 escolas, com 93 deputados, tendo sido eleitos para representarem o círculo eleitoral de Leiria na Sessão Nacional Matilde de Barros Barreiros e Joana Rato Garcia, do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, do Bombarral, Madalena Mestre e Vicente Alves, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, Rodrigo Veloso Carvalho e Miguel Madeira Faustino, do Agrupamento de Escola São Martinho do Porto, e Letícia Martins Costa (eleita porta-voz) e Dinis Almeida Vicente, da Escola Secundária de Porto de Mós.
Foram, ainda, eleitas como suplentes, a Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, da Marinha Grande (Rafael Triães e Mariana Luis), e a Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, de Ansião (Simão Silva Marques e Maria Leonor Rodrigues Rosa).
O tema proposto em nome do Círculo Eleitoral de Leiria à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo é “Emigração em Portugal: causas, consequências e soluções formação política dos jovens”.
No distrito de Leiria o Programa Parlamento dos Jovens envolveu 30 escolas, 730 alunos, 13249 eleitores inscritos, 5651 votantes, 73 listas e 178 turmas.
Pode consultar o projeto de recomendação do círculo eleitoral de Leiria, sobre o tema aprovada para este ano letivo, «Novas Tecnologias | Oportunidades e Desafios para os Jovens», que irá estar em discussão na Sessão Nacional.
A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída por Kaixin Cheng, pelo vice-presidente, Rodrigo Mendes, do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, e Eduarda Santos, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.
O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República. Tem por objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade.