emissão em direto

Alunos das Caldas vão ser deputados na Assembleia da República

Os alunos Francisco Tuna e David Gomes, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, serão os representantes caldenses na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, que se vai realizar na Assembleia da República, nos dias 30 e 31 de maio.

Os alunos Francisco Tuna e David Gomes, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, serão os representantes caldenses na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, que se vai realizar na Assembleia da República, nos dias 30 e 31 de maio.

No passado dia 21, no Cineteatro de Porto de Mós, decorreu a sessão distrital do ensino secundário do Programa Parlamento dos Jovens, onde se tomaram as deliberações ao nível do círculo eleitoral e se elegeram os deputados à sessão nacional, que se realiza na Assembleia da República, nos dias 30 e 31 de maio.

Na mesa da sessão de abertura estiveram presentes a deputada da Assembleia da República, Olga Silvestre, o presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, a diretora regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Catarina Durão, e o jovem presidente da sessão distrital, Jean Marquezine, da Escola Secundária Raúl Proença, das Caldas da Rainha.

Na sessão estiveram presentes 25 escolas (25 deputados efetivos e 23 suplentes), tendo sido eleitos para representarem o círculo de Leiria) na sessão nacional, para além de Francisco Tuna e David Gomes, Pedro Madruga (porta-voz) e Inês Henriques, da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, de Ansião, Matilde Lopes e Tomás Elias, da Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, da Marinha Grande, e Maria Rodrigues e Ricardo Farto, da Escola Secundária José Loureiro Botas, da Marinha Grande.

São suplentes Marta Vieira e Júlia Anágua, da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, de Leiria, e Duarte Perdigão e Ana Carolina Ferreira, da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral.

A mesa que conduziu a sessão distrital foi constituída pelo presidente, Jean Marquezine, pela vice-presidente, Matilde d’Alcântara, da Escola Secundária Domingos Sequeira, de Leiria, e pela secretária, Joana Trindade, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do continente, das regiões autónomas e dos círculos da Europa e de fora da Europa.

A Assembleia da República, através da Equipa Parlamento dos Jovens, assegura a coordenação geral da execução do programa, em parceria com outras entidades, entre as quais o Instituto Português do Desporto e Juventude.

O Parlamento do Jovens tem por objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade.

No distrito de Leiria o Programa Parlamento dos Jovens envolveu em todas as suas fases 26 escolas, 600 alunos, 11.261 eleitores inscritos, 5.547 votantes, 60 listas e 152 turmas.

O tema proposto em nome do círculo de Leiria à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo é “Saúde Mental”.

Os jovens deputados vão apresentar um projeto de recomendação à Assembleia da República para introdução da temática “Democracia” como aprendizagem essencial nas disciplinas de TIC, API e cidadania, com a criação de uma disciplina de introdução à política, facultativa até ao 11º ano e obrigatória no 12º ano.

A implementação, por intermédio do centro nacional de cyber-segurança, de um mecanismo de verificação da oficialidade dos sites de informação e a distinção do caráter informativo ou pessoal das suas notícias e publicações dos sites credenciados nacionalmente, é outras das recomendações, assim como a criação de uma associação jornalística de investigação, trabalhando em paralelo com um website jornalístico, financiado com uma porção do capital investido na RTP.

Últimas Notícias

Bombeiros não querem ser associados a elemento participante em “reality show”

Os Bombeiros Voluntários do Bombarral emitiram um comunicado, assinado pelo comandante, Pedro Lourenço, e pelo presidente da associação humanitária, Vítor Garcia, em que repudiam ser associados a atitudes por parte de um dos seus elementos, Tiago Rodrigues, que esteve a participar no programa “Era uma vez na Quinta”, transmitido na SIC.