emissão em direto

Alunos ilustram mural junto ao Teatro Eduardo Brazão

Foi inaugurado no passado dia 27 o mural de arte urbana "A Alegria”, pintado pelos alunos do 12º ano do curso Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, numa das paredes do Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral.

Foi inaugurado no passado dia 27 o mural de arte urbana “A Alegria”, pintado pelos alunos do 12º ano do curso Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, numa das paredes do Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral.

O mural foi realizado no âmbito da candidatura do agrupamento ao Movimento 14-20 a Ler, que procura incentivar a leitura e a escrita entre os jovens dos 14 aos 20 anos, através de uma convergência de linguagens e espaços de expressão, tendo sido uma das seis escolas do país apoiadas com nove mil euros.
O valor atribuído permitiu desenvolver “diversos projetos”, como a realização de várias oficinas relacionadas com micro contos, ilustração e dança, divulgação de um vídeo mapping, a elaboração de dois murais de arte urbana e um roteiro, que “está inacabado mas que vamos tentar continuar numa nova fase com o apoio da comunidade local”, explicou a docente Célia Bento.
Relativamente ao mural, a docente sublinhou que “um dos poemas do autor bombarralense, João Miguel Fernandes Jorge, serviu de inspiração para a elaboração da ilustração na parede”.
O diretor do agrupamento, Emanuel Vilaça, sublinhou que “o mural é um projeto estruturante até em termos educativos, pois cria contextos de aprendizagens informais e estabelece uma ponte forte, entre aquilo que é a leitura e a criação de hábitos de leitura, com diversas formas de expressão artística”. Também permitiu criar uma “ligação entre a leitura, a escrita e as mais diversas linguagens, nomeadamente as ligadas às artes, e aos alunos desenvolver um conjunto muito significativo de competências, num contexto informal, descontraído e relaxado”.
Para o diretor do agrupamento, “este foi um projeto muito envolvente, que vamos alimentar e tentar manter vivo no próximo ano letivo”.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.