emissão em direto

Alunos premiados no Campeonato Nacional das Profissões

Decorreu ao longo de três dias o 46º Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal Norte 2024, uma iniciativa promovida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Decorreu ao longo de três dias o 46º Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal Norte 2024, uma iniciativa promovida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Das Caldas da Rainha, o CENCAL (Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica) teve três alunos distinguidos em Cerâmica Criativa: Georgina Fernandes de Brito (ouro), Ana Filipa Marques Antunes (prata) e Beatriz Alexandra Pepper Lopes Ramos (bronze). O CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica) viu premiado com a medalha de excelência Bernardo Miguel da Costa Antunes, na área da Soldadura.

O maior evento nacional de educação e formação levou ao Europarque, em Santa Maria da Feira, cerca de 450 jovens que seguiram a via da formação profissional, que competirem entre si para se apurarem os melhores de cada uma das profissões a concurso.

Os participantes, com idades entre os 17 e os 29 anos, oriundos de centros de formação, escolas e empresas, estiveram agrupados em seis grandes setores de atividade. Foram 59 as profissões em competição, onde os concorrentes, simulando situações reais de trabalho, realizaram provas práticas de desempenho e demonstraram as suas  habilidades e competências, que foram avaliadas segundo exigentes critérios que seguem parâmetros estabelecidos internacionalmente.

Os jovens medalhados nesta etapa nacional poderão vir a representar Portugal na 9.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro de 2025, em Herning, na Dinamarca, e daí seguirem, dependendo dos seus resultados, para o Campeonato Mundial das Profissões que se realiza, em setembro de 2026, em Xangai, na China.

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.