emissão em direto

António José Seguro afasta candidatura ao PS

Os últimos acontecimentos que abriram caminho à sucessão de António Costa no cargo de secretário-geral do PS levaram a que António José Seguro fosse incentivado para se candidatar, mas o antigo secretário-geral dos socialistas, residente nas Caldas da Rainha, declinou essa possibilidade.

Os últimos acontecimentos que abriram caminho à sucessão de António Costa no cargo de secretário-geral do PS levaram a que António José Seguro fosse incentivado para se candidatar, mas o antigo secretário-geral dos socialistas, residente nas Caldas da Rainha, declinou essa possibilidade.

“É normal que neste turbilhão o meu telefone tenha tocado, tenha recebido mensagens mais vezes”, admitiu aos jornalistas no final de uma conferência na Lousã, na passada sexta-feira.

Ainda assim, esclareceu que “tenho estado fora da vida política nacional e, em maio, fiz uma exceção e disse que estava perplexo quando olho para o país. E quando olho para o que aconteceu esta semana, não só fico perplexo com aquilo que aconteceu, como partilho o sentimento da esmagadora maioria dos portugueses, de tristeza e de inquietação”.

“O país merece mais e muito melhor do que aquilo com que tem sido confrontado”, sublinhou António José Seguro.

António José Seguro, natural de Penamacor, tem 61 anos e foi secretário-geral do PS entre julho de 2011 e outubro de 2014. Cessou essas funções após a derrota nas eleições primárias frente a António Costa, depois de uma guerra interna bastante intensa. Num debate televisivo António José Seguro deixou no ar uma promiscuidade entre negócios e política por parte de António Costa, que acusou o adversário de fazer insinuações graves.

Ao longo da sua vida política desempenhou diversos cargos. Foi ministro-adjunto do Primeiro-Ministro, secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, secretário de Estado da Juventude, deputado na Assembleia da República, liderando a bancada parlamentar do PS, deputado no Parlamento Europeu, vice-presidente do Grupo Parlamentar Socialista no Parlamento Europeu e conselheiro de Estado.

Na sua juventude foi líder da JS, sendo depois presidente do Conselho Nacional de Juventude, presidente do Fórum da Juventude da União Europeia e vice-presidente da União Internacional das Juventudes Socialistas.

Casado com a farmacêutica caldense Margarida Maldonado Freitas, atualmente dedica-se à docência universitária.

Últimas Notícias

Presidente da República em Óbidos para evocar encontro de capitães

A Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril evoca nesta sexta-feira em Óbidos, na Casa da Música, o cinquentenário do encontro de 180 capitães na vila, a 1 de dezembro de 1973, que foi determinante para a organização do Movimento das Forças Armadas e acabaria por, em poucos meses, conduzir à decisão de derrubar o regime. 

Exposição de artes e ofícios em A-dos-Negros

A “A de Artes”, a Exposição de Artes e Ofícios de A-dos-Negros, vai realizar-se no dia 10 de dezembro no Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros (GDRAN), com uma mostra para valorizar as artes, o artesanato e os criadores de várias gerações da freguesia do concelho de Óbidos.

Mercado de Natal em Olho Marinho

A Junta de Freguesia de Olho Marinho, com a participação das associações locais, realiza a 2ª edição do Mercado de Natal, nos dias 16 e 17 de dezembro.

Detidos por tráfico de estupefacientes

A GNR da Benedita deteve um homem de 40 anos por tráfico de estupefacientes, tendo descoberto na sua posse 0,15 gramas de cocaína e 95 doses de canábis.