emissão em direto

António Morgado é vice-campeão mundial de estrada em ciclismo

O caldense António Morgado conquistou, na madrugada desta sexta-feira, a medalha de prata na prova de fundo para juniores do Campeonato do Mundo de Estrada em ciclismo, realizada em Wollongong, na Austrália.

O caldense António Morgado conquistou, na madrugada desta sexta-feira, a medalha de prata na prova de fundo para juniores do Campeonato do Mundo de Estrada em ciclismo, realizada em Wollongong, na Austrália.

Portugal prometeu discutir a corrida de 135,6 quilómetros e cumpriu. A seleção nacional acelerou a corrida na primeira das oito voltas ao circuito australiano, promovendo a primeira triagem de valores.

A partir da terceira volta começou o festival de António Morgado. O caldense desferiu inúmeros ataques, eliminando adversários atrás de adversários. As movimentações mais fortes foram-se sucedendo a cada passagem no ponto mais duro do traçado, a subida do monte Pleasant (1100 metros com inclinação média de 7,7 por cento e troços acima dos dez por cento).

Na penúltima passagem por essa dificuldade, o chefe-de-fila de Portugal desferiu um ataque poderosíssimo que deixou o grupo da frente com cerca de dez unidades. Não satisfeito, António Morgado atacou novamente, a 18 quilómetros da meta, na entrada para a última volta.

Desta vez, o natural das Caldas da Rainha isolou-se e teve legítimas esperanças de conquistar a camisola arco-íris, pois chegou a dispor de mais de 20 segundos sobre os rivais mais diretos. Só que o alemão Emil Herzog também estava muito forte e conseguiu juntar-se ao português a três quilómetros da meta.

A discussão do título ficou guardada para um sprint a dois. Aí, ao fim de 3h11m07s de prova (média de 42,6 km/h), o germânico foi mais forte. António Morgado foi o segundo classificado e conseguiu o melhor resultado de sempre para Portugal em provas de fundo para juniores dos Mundiais de Estrada. O terceiro classificado, a 55 segundos, foi o belga Vlad van Mechelen.

Gonçalo Tavares, que fez praticamente toda a corrida no grupo dos favoritos, foi o 18.º, a 2m48s. Daniel Lima foi 38.º, a 11m50s. Tiago Nunes foi 58.º, a 13m31s. José Bicho não terminou a prova.

“O António Morgado fez mais uma grande corrida. Em todos os anos que já levo como selecionador – e passaram pelas minhas mãos todos os melhores corredores portugueses dos últimos anos – nunca vi, em júnior, um ciclista capaz de fazer o que o António faz. São demonstrações de força impressionantes”, manifestou o selecionador nacional, José Poeira.

O responsável técnico admitiu que António Morgado “no sprint poderia ter arrancado um pouco mais tarde, explorando mais a roda do alemão”, mas considerou que “o desempenho global é excelente”.

“Se um dia chegar ao nível do João Almeida será um orgulho”

Numa conferência de imprensa realizada a partir da Austrália, via Zoom, na qual o JORNAL DAS CALDAS participou, sendo um dos seis órgãos de comunicação social a fazer perguntas – a par do jornal Record, da agência Lusa, da Sport TV, do site Mais Futebol e da revista Portuguese Cycling Magazine – António Morgado explicou o seu desempenho.

“Estava a sentir-me bem. O sprint final é que foi mais complicado, porque o meu adversário era muito forte. Era um sprint a descer, onde se tinha que sprintar com cadência e eu gosto mais de sprints com ligeira inclinação”, relatou, revelando que nessa altura também foi afetado com cãibras.

“É um orgulho e uma recompensa pelo trabalho feito em toda a época, claro que estou um pouco frustrado porque estive perto de ser campeão do mundo, mas pronto, tenho tempo para conseguir isso”, declarou o atleta da União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto.

António Morgado confessou que “nos momentos a seguir ao fim da corrida tive um impacto um bocado negativo, mas já estou satisfeito com o que fiz”.

“O esforço que eu desenvolvo nos treinos e a dedicação da minha vida a isto, é por aí que tenho vindo a ter bons resultados”, indicou, quando questionado pelo JORNAL DAS CALDAS sobre a “fórmula do sucesso” perante tão boas prestações sucessivas este ano.

Interrogado pelo JORNAL DAS CALDAS se o seu conterrâneo João Almeida tem que ter cautela porque no futuro terá um duro adversário quando António Morgado chegar a sénior, o vice-campeão mundial de estrada respondeu que “o João Almeida está num nível completamente acima. Só lendas é que chegam ao nível do João Almeida e se eu algum dia conseguir sequer chegar perto dele será um orgulho”.

O jovem revelou que tem ambição de um dia correr a Volta a França (Tour de France) e a Volta a Itália (Giro d’Italia), duas das mais importantes provas de ciclismo do mundo, mas “um passo de cada vez e tudo a seu tempo”.

Para já, para a entrada na categoria sénior, que está próxima, espera “estar preparado”, mas tranquilamente fez notar que “para o ano saberei essas respostas”.

Últimas Notícias

280 mil euros indemnizam mortes de casal espanhol em praia de Peniche

As famílias de um casal espanhol que morreu na derrocada de uma arriba na Praia da Almagreira, em Peniche, a 4 de agosto de 2005, quando se encontrava de férias em Portugal em viagem de lua de mel antecipada, pois ia oficializar a vida em união de facto quando regressasse ao seu país, vão receber a título de indemnização 140 mil euros cada uma, depois dos juízes que compõem a secção de contencioso administrativo do Tribunal Central Administrativo Sul, sediado em Lisboa, não terem sido unânimes na decisão recentemente tomada, que acabou por repartir as culpas em 30% para os lesados e em 70% para os réus – o Estado português e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

CCC com nova imagem e programação

Já é conhecida a programação do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha – CCC para os meses de maio a agosto deste ano. Numa ocasião em que esta estrutura aparece com uma nova imagem, o diretor, Mário Branquinho, deu a conhecer as linhas orientadoras de programação para os próximos meses, numa alusão a “pontes para o futuro”, ao encontro dos públicos.

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste 

Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde falaram da digressão dos 35 anos.

The Lucky Duckies celebram 35 anos de carreira no CCC

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste  Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde […]