Foi apresentado, e aprovado, em reunião de câmara, o projeto de requalificação da Lagoa do Valado – que, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, conta com um investimento superior a 380 mil euros.
O mesmo foi apresentado pelo vereador Salvador Formiga, que referiu alguns dos equipamentos que vão ser instalados; de entre eles, destacam-se os passadiços em madeira, miradouros e torres de observação, uma área de piqueniques requalificada, um parque infantil e estacionamento para automóveis e bicicletas.
O socialista considera que este é “um projeto ambicioso para a requalificação e valorização da lagoa e das suas áreas envolventes, que tem como objetivo melhorar as condições de visitação e de fruição pública, promovendo o lazer, o turismo sustentável e a educação ambiental, em total alinhamento com os planos estratégicos de proteção florestal e gestão ambiental”.
“O investimento representa um compromisso significativo do município da Nazaré em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento local”, sendo que “as intervenções irão transformar a lagoa num espaço de lazer seguro, inclusivo, e de elevado valor ambiental”.