Foi aprovada por unanimidade e aclamação na sessão da Assembleia Municipal de 31 de julho, a aquisição dos antigos armazéns situados na Rua D. Pedro V, numa votação considerada “histórica” pelo presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues.
Os imóveis serão adquiridos aos proprietários pelo montante de 2 milhões e 150 mil euros, abrindo “novas perspetivas de valorização, não apenas da cidade, mas de todo o concelho. É importante referir que qualquer valorização da cidade ou de uma freguesia beneficia todo o território. Tivemos a coragem política para resolver um problema com duas décadas”, sublinhou o edil.
Com 3021 m2, esta área situada no centro da cidade, junto ao Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, está já a ser estudada com vista a um conjunto de soluções que podem passar por um espaço de fruição pública ou de habitação para jovens.
Para Hermínio Rodrigues, “a sua localização junto ao rio é uma mais-valia. Estamos a devolver o Rio à cidade de Alcobaça. É uma oportunidade única para gerar novas dinâmicas sociais numa zona fulcral.”
Perante a assembleia, o autarca lançou ainda o desafio de lançar o mais rapidamente um concurso de ideias para a Rua D. Pedro V.