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Arranque da iluminação natalícia com David Antunes & The Midnight Band e Miguel Gameiro

Um imprevisto de saúde impediu Aurea de arrancar nas Caldas da Rainha com o espetáculo “Soul Sessions - Christmas Show”, no passado sábado, mas o evento de inauguração da iluminação natalícia acabou na mesma por ter sucesso com a atuação de David Antunes & The Midnight Band e Miguel Gameiro.

Um imprevisto de saúde impediu Aurea de arrancar nas Caldas da Rainha com o espetáculo “Soul Sessions – Christmas Show”, no passado sábado, mas o evento de inauguração da iluminação natalícia acabou na mesma por ter sucesso com a atuação de David Antunes & The Midnight Band e Miguel Gameiro.

A substituição foi bem sucedida, com o público a gostar da energia em palco e da interação com a assistência, tendo também brilhado a cantora Vanessa Dias, incluída na banda de suporte de David Antunes.

As luzes da árvore de natal de trinta metros, com um laço gigante e trinta mil lâmpadas led, tiveram o mesmo brilho das atuações, tendo o complemento da restante iluminação espalhada pela cidade, num investimento igual ao do ano passado – 110.700 euros. Na animação está previsto um orçamento de 59.300 euros, mais 27 mil euros do que no ano passado. Os valores são provenientes das transferências da autarquia.

Este ano as luzes de natal são ligadas sete dias depois do que costuma acontecer, indo ao encontro de alguma poupança energética.

Estando acesas até 6 de janeiro, pelas 24h00 (de 19 de novembro a 6 de dezembro, das 18h às 23h, e de 6 de dezembro a 6 de janeiro, das 18h às 24h), prevê-se uma redução de cerca de 30% do consumo energético (diminuição das habituais 385 horas de iluminação para 290 horas, o que representa redução de 23% no número de horas de iluminação e passagem do consumo de 18 para 13 megawatts, e utilização de 2,9 milhões de lâmpadas ao invés dos 4 milhões de lâmpadas no ano passado).

Verifica-se também a diminuição do número de rotundas iluminadas, passando de 12 para 3, a redução da área decorada com luzes, de 15 mil metros quadrados de ruas e edifícios para 13 mil metros quadrados, não havendo projetores de halogéneo.

Com alguns estabelecimentos comerciais nas imediações da Praça 25 de Abril abertos durante a inauguração, a aposta da Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO) e da Câmara Municipal das Caldas da Rainha estende-se a outras zonas da cidade.

Em termos de animação, a novidade deste ano será a realização de um “Mercadinho de Natal”, de 1 a 24 de dezembro até às 16h00, com seis “casinhas” na Praça 5 de Outubro, que irá concentrar a maior parte da animação musical e dos espetáculos de teatro que integram a programação, com malabarismo de fogo, exposição de árvores das escolas entre 10 de dezembro e 6 de janeiro, o Pai Natal (que chega dia 1 de dezembro, às 10h30) e o trenó com bancas de venda de produtos regionais.

Vários laços estão espalhados pela cidade, não só para embelezar mas para reforçar a mensagem dos laços afetivos com a família e amigos.

Uma das iniciativas é o Comboio de Natal, entre 8 e 31 de dezembro, num percurso entre a Praça do Município e a Expoeste e vice-versa, proporcionando momentos de alegria a muitas crianças.

A câmara assume este ano a organização do Caldas Food Festival, que vai ter lugar de 2 a 4 de dezembro na Avenida 1º de Maio. No dia 4, se a meteorologia permitir, haverá o passeio do “Balão de Ar Quente”.

Haverá o Concurso de Montras de Natal do Comércio Local. A inscrição decorre até 28 de novembro. A votação do público terá lugar entre os dias 8 a 31 de dezembro, na página oficial do Natal caldense (https://www.facebook.com/caldasrainhadonatal), onde irão estar fotografias dos estabelecimentos participantes. Um júri irá igualmente avaliar as montras entre os dias 26 e 30 de dezembro. Os vencedores serão conhecidos a 20 de janeiro de 2023.

As montras a concurso deverão ser devidamente decoradas sob o tema “Caldas, Rainha do Natal – Natal dos Laços”, iluminadas e visíveis na totalidade ao público do lado exterior. Após validação da inscrição, a ACCCRO atribuirá um dístico numerado, que terá de ser colocado em local visível na montra, de forma a identificar que a mesma está a concurso.

Para além dos troféus, vão ser atribuídos prémios aos três primeiros classificados. 1º lugar (troféu, 100 euros em vouchers “Caldas, Rainha do Natal”, uma página de publirreportagem no Jornal das Caldas, uma entrevista na Rádio Mais Oeste e isenção do pagamento de quotas de associado da ACCCRO no período de um ano; 2º lugar (troféu, 50 euros em vouchers “Caldas, Rainha do Natal”, uma página de publirreportagem no Jornal das Caldas e isenção do pagamento de quotas de associado da ACCCRO no período de seis meses); 3º lugar (troféu, 30 euros em Vouchers “Caldas, Rainha do Natal”, uma entrevista na Rádio Mais Oeste e isenção do pagamento de quotas de associado da ACCCRO no período de três meses).

Vai ainda decorrer o “Bazar à Noite“, de 1 a 3 de dezembro, na Garagem do Montepio Rainha D. Leonor, uma organização da Associação Destino Caldas.

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