emissão em direto

Artistas com ligações às Caldas venderam peças na Galeria Barata

Quase 50 artistas com ligações às Caldas da Rainha participaram na iniciativa Galeria Barata, que decorreu nos dias 25 e 26 de outubro nos antigos escritórios da Fábrica de Faianças Rafael Bordalo Pinheiro.

Quase 50 artistas com ligações às Caldas da Rainha participaram na iniciativa Galeria Barata, que decorreu nos dias 25 e 26 de outubro nos antigos escritórios da Fábrica de Faianças Rafael Bordalo Pinheiro.

Nesta galeria efémera estiveram à venda obras de arte contemporânea de pequeno formato a preços acessíveis, sem que os artistas tivessem que pagar qualquer comissão à organização.

Estavam disponíveis peças de artistas já conceituados (João Belga, Carlos Quitério, Mantraste, Nuno Bettencourt, Jorge Feijão, João Paulo Feliciano e Nuno Gaivoto, entre outros), mas também de alguns atuais alunos da ESAD.CR.

A peça de maior valor custava 1.400 euros e a mais barata podia ser comprada por sete euros. No total terão sido vendidas cerca de vinte peças.

Houve ainda um espaço para convívio entre os artistas e o público, com música, bifanas, vinho e aguardente.

O evento, promovido pela CENTRA – Associação dos Amigos do Centro de Artes, teve um apoio de cinco mil euros da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, ao abrigo do Programa LVT+ Cultura.

A iniciativa foi ainda apoiada pelo Município, através do Centro de Artes das Caldas da Rainha.

“O principal mote é que os artistas podem expor e vender sem ter qualquer comissão associada ao seu trabalho”, explicou Paulo Tuna, membro da CENTRA. Por outro lado, a palavra “barata” foi utilizada também porque este é um inseto resistente e que está sempre presente.

A organização pretende voltar a realizar a iniciativa, convidando também outros artistas a participarem.

Até porque, como lembrou Paulo Tuna, nos últimos anos deixaram de se realizar eventos alternativos, como as exposições da Eletricidade Estética, entre outros.

O espaço utilizado tinha sido transformado pela Câmara das Caldas para albergar a Molda – Ceramic Concept Store, uma loja de cerâmica de autor, que abriu em 2019 e que também deixou de existir.

A 15 de novembro a CENTRA vai realizar o seu tradicional magusto no Centro de Artes.

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.