Alguns dos destaques são a criação da Unidade Local de Saúde do Oeste, as comemorações dos 50 anos do 16 de Março e do 25 de Abril, a realização do Congresso Internacional de Cerâmica, a criação do passe gratuito para deslocações entre os municípios da região e os problemas de insegurança que se fizeram sentir na Praça 5 de Outubro.
JANEIRO
Na primeira edição do ano foi noticiada a criação, a 1 de janeiro, da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) que passou a agregar o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) e os Agrupamentos de Centros de Saúde Oeste Norte e Oeste Sul. Elsa Baião, que era presidente do CHO, assumiu a gestão da ULSO.
O JORNAL DAS CALDAS revelava ainda que os hospitais das Caldas e de Torres Vedras iriam articular-se para que o funcionamento da Urgência de Pediatria pudesse estar sempre assegurado, seja num ou noutro. Entretanto, continuavam os encerramentos sucessivos do bloco de partos do hospital caldense.
A ULSO recebeu. no dia 3 de janeiro, 25 médicos internos que escolheram as Unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras para completarem o seu processo de formação médica.
Foi destaque também a reprovação do orçamento dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento das Caldas da Rainha para 2024, na última reunião da Assembleia Municipal em 2023.
O documento foi reprovado pela maioria do PSD na Assembleia (deputados e presidentes de Junta) devido à aplicação da taxa de saneamento do mesmo valor para quem tem uma fossa séptica e quem tem esgotos ligados à rede fixa.
A Unidade de Desenvolvimento Social das Caldas da Rainha foi inaugurada no dia 9 pela então secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha anunciou a atribuição de um apoio de mil euros por cada bebé nascido em 2024, o que só viria a acontecer a partir de junho.
Em Óbidos foi inaugurado o edifício do Centro de Saúde, que tinha sido alvo de obras de renovação, e apresentado plano o “Óbidos + Saúde”, uma espécie de “seguro de saúde” que disponibilizou gratuitamente consultas médicas e cuidados de enfermagem aos munícipes daquele concelho. Em janeiro, durante as celebrações do feriado municipal, a Câmara apresentou ainda a sua nova imagem comunicativa.
No final do mês, Filipe Daniel, presidente da Câmara de Óbidos, apresentou os “Projetos a desenvolver para a próxima década” para o concelho.
Ao longo deste mês, foram sendo apresentados os cabeças de lista no distrito para as eleições legislativas.
Um incêndio destruiu parcialmente o antigo Hotel Parque, em São Martinho do Porto, na mesma semana em que arderam também um carro, nas Caldas, e um autocarro, na Serra D’El-Rei.
FEVEREIRO
Em fevereiro foi tornado público que o Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha tinha perdido uma verba de 200 mil euros anuais, durante quatro anos (800 mil euros no total), por não ter sido aprovada uma candidatura de apoio à programação, no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. O CCC recorreu da decisão, mas a decisão não foi alterada.
Cerca de cinco dezenas de tratores, máquinas agrícolas e veículos afetos ao transporte de gado, fizeram um protesto ao longo de vários quilómetros da IC2, na zona da Benedita, numa marcha lenta promovida por um grupo de agricultores em reclamação contra as dificuldades do setor no país.
O carnaval na região foi marcado por muitos momentos de folia, com atividades em todos os concelhos para crianças e adultos.
A GNR desmantelou uma rede de tráfico de droga nas Caldas, após uma investigação que resultou em várias detenções. O tráfico de estupefacientes acontecia numa residência na cidade nas proximidades de escolas.
A Assembleia Municipal das Caldas aprovou, por unanimidade, uma proposta do PSD para o lançamento de um programa para a colocação de sistemas de videovigilância em pontos selecionados da cidade.
MARÇO
Na primeira semana de março, os candidatos às eleições legislativas fizeram campanha pela região. O JORNAL DAS CALDAS publicou entrevistas com os cabeças de lista por Leiria, de todos os partidos.
Nas eleições, foram eleitos como deputados, nesta região, Hugo Oliveira (Caldas) e Telmo Faria (Óbidos), pelo PSD, e Walter Chicharro (Nazaré), pelo PS.
Um concerto de Sérgio Godinho no CCC assinalou o 50º aniversário do 16 de março de 1974. O golpe das Caldas foi também evocado junto ao monumento alusivo a esta data, em frente à Escola de Sargentos do Exércio.
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde anunciou que a ULSO seria uma das sete unidades locais de saúde que iriam suspender a atividade cirúrgica no âmbito da neoplasia da mama, a partir de 1 de abril. A justificação era que deve restringir-se o tratamento cirúrgico do cancro da mama a instituições que realizem pelo menos 100 cirurgias/ano e tenham pelo menos dois cirurgiões dedicados.
O presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, esteve em Óbidos para a cerimónia de assinatura do protocolo com a autarquia local para a criação de uma Academia Internacional do Chocolate nas instalações obidenses da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
Decorreu, no Parque D. Carlos I, a segunda edição da “Fábrica da Páscoa”, com muitas atividades gratuitas para as crianças num cenário inspirado nessa época. Foi também inaugurado o projeto comunitário “Ode à Primavera”, com a instalação das mil andorinhas no “céu” da Rua Miguel Bombarda até à Praça da Fruta.
ABRIL
Uma moção pela localização do novo aeroporto em Santarém e pela criação de uma nova linha ferroviária que ligue Santarém, Rio Maior, Caldas da Rainha e Peniche, apresentada pelos deputados do PS na Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, foi aprovada por maioria, com duas abstenções.
Os municípios da região assinalaram os 50 anos do 25 de abril de 1974 com várias iniciativas que se prolongaram até ao final do ano.
Depois de Walter Chicharro ter sido eleito deputado na Assembleia da República, Manuel Sequeira assumiu a presidência da Câmara da Nazaré.
Óbidos recebeu o 1º Conselho de Ministros informal do Governo liderado por Luís Montenegro, com os 17 ministros e os respetivos 41 secretários de Estado. O encontro serviu para discutir o programa do novo governo.
O arquiteto urbanista Bruno Soares apresentou na Assembleia Municipal o Masterplan do Termalismo. Pretende a constituição de um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.
O Museu José Malhoa comemorou o seu 90º aniversário com várias iniciativas culturais. As escolas básicas de Santo Onofre e de Santa Catarina comemoram os seus 30 anos com diversas atividades.
A depressão Nelson provocou inundações e quedas de árvores e de estruturas na região das Caldas da Rainha, devido à chuva e vento forte.
Em abril, os serviços de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos do hospital das Caldas continuavam fechados ao fim de semana.
O Presidente da República e vários membros do Governo marcaram presença na cerimónia oficial de inauguração do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche.
MAIO
Dino D’ Santiago foi o artista que abrilhantou o concerto das Festas da Cidade nas Caldas da Rainha. Houve ainda espetáculos com a Orquestra Ligeira do Exército e a Banda Comércio e Indústria atuou com o cantor FF.
O Município atribuiu a sua medalha de honra às Forças Armadas, por ser a comemoração dos 50 anos do 16 de Março e do 25 de Abril, assim como ao historiador João Bonifácio Serra e o médico Mário Gonçalves (a título póstumo).
A inauguração da nova central de comunicações no quartel dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha foi um dos momentos do Dia da Cidade.
Rodrigo Amaro foi eleito presidente do Caldas Sport Clube, depois do pedido de demissão de Jorge Reis. A equipa sénior do clube conseguiu a manutenção na Liga 3.
A 11ª edição do Festival Oeste Lusitano levou milhares de pessoas ao Parque D. Carlos I durante três dias com muita animação.
As praias da Lagoa e do mar, na Foz do Arelho, voltaram a ser galardoadas com a Bandeira Azul.
O símbolo europeu de qualidade nas praias distinguiu na região as praias do Bom Sucesso e do Rei Cortiço, no concelho de Óbidos, o Baleal Norte e Sul, a Consolação, a Cova da Alfarroba, a Gambôa, Supertubos e São Bernardino, no concelho de Peniche, São Martinho do Porto e Paredes de Vitória, no concelho de Alcobaça, e Nazaré e Praia do Salgado, no concelho da Nazaré.
Uma agente da PSP das Caldas da Rainha foi agredida por um homem de 26 anos envolvido em desacatos com vários indivíduos na Praça 5 de Outubro. Foram muitos os comerciantes e moradores desta praça que se queixaram do clima de insegurança. Houve mesmo relatos da presença de grupos armados envolvidos em desacatos e perseguições.
Martim Codinha, aluno no Colégio Rainha D. Leonor, conquistou o 1º lugar na final concelhia do concurso “Toma Lá Talento”, promovido pelo Gabinete da Juventude do Município das Caldas, com uma composição de dança.
JUNHO
Os problemas na Praça 5 de Outubro continuaram em junho, com a PSP a deter um indivíduo de 20 anos, quando tinha na mão uma faca de grandes dimensões. O suspeito, de nacionalidade guineense, tinha estado envolvido minutos antes numa desordem, junto a um dos bares existentes no local.
Grupos de teatro escolares de todo o país apresentaram peças nas Caldas, durante a realização do 43° Encontro Nacional de Teatro na Escola.
A-dos-Francos e Foz do Arelho celebraram em junho o 15º aniversário de elevação a vilas. Como habitual, ambas as localidades assinalaram esse aniversário com festas e várias atividades durante o fim-de-semana prolongado do feriado do Dia de Portugal.
Caldas da Rainha recebeu as comemorações nacionais do Dia Mundial do Dador de Sangue, organizadas pela Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue.
O presidente da Câmara das Caldas rejeitou existir qualquer atitude persecutória para com funcionários municipais que são militantes do PSD, em resposta a uma acusação do vereador Hugo Oliveira. O social-democrata apresentou alguns casos concretos.
JULHO
Caldas da Rainha recebeu em julho o torneio de futebol juvenil Footmania, com a participação de milhares de jovens oriundos de vários locais de Portugal, mas também do Brasil, Coreia do Sul, Cabo Verde, Escócia e Inglaterra. No total participaram 153 equipas de seis países.
O Orfeão Caldense festejou os seus 90 anos com momento de festa e apresentação de temas clássicos pelo grupo musical, no auditório da Universidade Sénior Rainha D. Leonor.
Foi inaugurada uma escultura de homenagem à PSP, da autoria de Carlos Oliveira, em frente à sede da Divisão Policial das Caldas da Rainha, a propósito dos 150 anos do Comando Distrital.
As Assembleias e Câmaras Municipais das Caldas da Rainha, Óbidos e Rio Maior escreveram uma carta à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a solicitar uma audiência conjunta.
O ciclista caldense João Almeida terminou a Volta à França no 4º lugar, numa prova ganha pelo seu colega na equipa UAE Team Emirates, Tadej Pocagar.
O núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes comemorou o seu centenário, numa cerimónia que teve lugar no quartel da Escola de Sargentos do Exército.
A Serra d’El-Rei, no concelho de Peniche, realizou a sua 1ª Feira Medieval no cenário histórico do Paço D. Pedro I.
AGOSTO
Uma mulher grávida de três meses, que sofreu um aborto espontâneo quando estava em casa, terá tido dificuldade em ser assistida no Hospital das Caldas da Rainha, para onde se deslocou. A administração do hospital negou que tenha colocado entraves à sua admissão.
Entretanto, continuavam os constrangimentos na Urgência de Obstetrícia e de Ginecologia e Bloco de Partos do hospital das Caldas.
O ciclista João Almeida contou com um forte apoio da população caldense durante a passagem de uma etapa da Volta à Espanha pelas Caldas da Rainha.
A delegação das Caldas da Rainha da Cruz Vermelha Portuguesa passou a ter ao serviço um Posto de Emergência Médica, que dá resposta a emergências médicas pré-hospitalares no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica.
SETEMBRO
Alcobaça e Caldas da Rainha acolheram a 51.ª edição do Congresso Internacional de Cerâmica, com a presença de mais de 230 especialistas de cerca de 50 países.
O Município das Caldas recebeu a visita do embaixador da República Popular da China em Portugal, Zhao Bentang, numa ação conjunta da Câmara de Comércio e Indústria Portugal-China e o empresário caldense Paulo Pessoa de Carvalho
Um feto humano foi encontrado na Estação de Tratamento de Águas Residuais das Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos.
A PSP anunciou em setembro a detenção de dois jovens suspeitos da autoria de disparos efetuados na Praça 5 de Outubro, na sequência do confronto com um grupo rival no feriado municipal.
O JORNAL DAS CALDAS e a Associação Empresarial da Região Oeste organizaram em conjunto a Feira do Imobiliário, que decorreu na Expoeste.
OUTUBRO
A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, a elevação de Salir de Matos e Salir do Porto à categoria de vila. Houve festa em ambas as localidades.
As autarquias das Caldas da Rainha, Óbidos e Rio Maior defenderam na Comissão de Saúde da Assembleia da República a reavaliação da decisão de construção do novo Hospital do Oeste no Bombarral.
O Grupo de Apoio das Caldas da Rainha da Liga Portuguesa Contra o Cancro inaugurou as suas instalações, na Avenida da Independência Nacional nº. 8, 1º Esquerdo.
Foi inaugurada a Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis “Caminhos da Rainha”, com 672 quilómetros de percursos de BTT, ciclismo de estrada, pedestres e de trail running.
Óbidos recebeu mais uma edição do Fólio – Festival Literário Internacional, tendo assinalado a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril e dos 500 anos do nascimento do poeta Luís Vaz de Camões, com a programação mais vasta de sempre.
Dezenas de pessoas, inclusive várias crianças, participaram numa ação de voluntariado que teve como objetivo pintar as traseiras do Palácio Real, que estavam completamente cobertas por pichagens.
A Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral a Fénix de Honra, no âmbito da celebração do centenário da instituição bombarralense.
A Câmara das Caldas deu a conhecer aos jornalistas alguns dos grandes projetos e ideias nas áreas da habitação, mobilidade, infraestruturas, saúde e economia, com investimentos superiores a 40 milhões de euros a realizar até 2030.
Os 12 presidentes dos municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Oeste reuniram-se com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, em Lisboa.
Quatro indivíduos assaltaram à mão armada o Meu Super da Foz do Arelho, fugindo com quinze euros e agredindo a funcionária que estava na caixa registadora.
NOVEMBRO
A ULSO anunciou que vai proceder à reabilitação de um dos edifícios do Hospital das Caldas da Rainha, num investimento de oito milhões de euros.
A Assembleia Municipal das Caldas deu início às emissões em direto pelo Youtube.
Alunos da Rafael Bordalo Pinheiro conversaram em direto com um astronauta a bordo de estação espacial, no âmbito do programa ARISS (Amateur Radio on the International Space Station).
Foi inaugurado o Centro de Desporto de Natureza do Nadadouro, onde são disponibilizados gratuitamente equipamentos desportivos como bicicletas BTT, caiaques, pranchas de stand up paddle e bastões de caminhada.
O CCC recebeu o III Encontro de Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas, organizado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
Um camião da Transwhite Transportes Unipessoal levou materiais essenciais para apoiar as vítimas das inundações em Valência, Espanha.
A inauguração oficial das luzes de natal contou com um concerto de Rui Veloso, num evento que atraiu milhares de pessoas.
A Polícia Judiciária deteve um homem de 30 anos, suspeito da tentativa de violação de uma jovem numa rua no centro da cidade das Caldas da Rainha, em outubro. O indivíduo ficou em prisão preventiva.
O CCC recebeu o Congresso Empresarial do Oeste, após seis anos de interregno. Participaram autarcas, empresários e especialistas para debater o futuro económico da região.
O Politécnico de Leiria (IPL) deu início ao processo de formalização do pedido de criação da Universidade de Leiria e do Oeste. O anúncio foi feito pelo presidente do IPL, Carlos Rabadão, durante a sessão solene de abertura do ano académico 2024/2025.
O Colégio Rainha D. Leonor e a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro foram assaltados, tendo sido levados mais de três mil euros e algum equipamento multimédia e informático. Os estragos foram avultados, devido ao arrombamento e destruição de equipamentos e portas.
DEZEMBRO
Desde 12 de dezembro que quem quiser recorrer aos serviços de urgência dos hospitais na área da ULS do Oeste tem de contatar primeiro a linha SNS 24 (808 24 24 24).
Esta linha também tem de ser usada pelas mulheres com queixas ginecológicas ou obstétricas, antes de se dirigirem à urgência hospitalar.
A abstenção dos deputados do PSD permitiu que fossem aprovados os orçamentos da Câmara e dos Serviços Municipalizados na Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, com os votos favoráveis do Vamos Mudar. Os deputados do PS votaram contra.
A Câmara das Caldas decidiu retirar a proposta relativa à alteração do Plano Diretor Municipal, que permitiria a construção de prédios numa parte do terreno onde hoje existe o parque de estacionamento junto à PSP, depois do PS e do PSD terem anunciado que iriam votar contra.
Decorreu no CCC a XXXIX Reunião Anual do Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais com a presença de cerca de 200 gastrenterologistas, provenientes de todo o território nacional.
O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, garantiu que o hotel de luxo previsto para os Pavilhões do Parque vai mesmo avançar e que o governo irá apoiar o grupo Visabeira nesta obra.
Paulo Ribeiro foi eleito presidente do Montepio Rainha Dona Leonor.
A Comunidade Intermunicipal do Oeste criou o Passe M, que vai permitir a mobilidade gratuita entre os municípios
A Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, e o Secretário de Estado da Modernização e Digitalização, Alberto Rodrigues da Silva, inauguraram a Loja de Cidadão do Bombarral.
O Governo aprovou uma resolução que autoriza um aumento no investimento para a empreitada de dragagens na zona superior da Lagoa de Óbidos e o tratamento dos materiais dragados.
A ULSO recebeu a deliberação oficial da direção executiva do SNS para retomar o serviço de cirurgia mamária no hospital das Caldas da Rainha.
O caldense José Moura vai ser o próximo presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.