emissão em direto

Assembleia Municipal da Nazaré aprova orçamento com voto de qualidade do presidente da AM

A Assembleia Municipal (AM) da Nazaré aprovou no passado dia 27 de dezembro, com o voto de qualidade do presidente deste órgão, o orçamento camarário para 2025, no valor de 31,3 milhões de euros. Os documentos previsionais, tinham sido chumbados na Assembleia Municipal (AM), realizada a 11 de dezembro, na sequência de pedido de renúncia, […]

A Assembleia Municipal (AM) da Nazaré aprovou no passado dia 27 de dezembro, com o voto de qualidade do presidente deste órgão, o orçamento camarário para 2025, no valor de 31,3 milhões de euros.

Os documentos previsionais, tinham sido chumbados na Assembleia Municipal (AM), realizada a 11 de dezembro, na sequência de pedido de renúncia, com efeitos imediatos, de dois deputados socialistas, deixando em minoria o partido que lidera a Câmara da Nazaré.

O orçamento voltou a ser submetido à AM, resultando a votação em 11 votos favoráveis do PS, 11 votos contra da CDU e do PSD e uma abstenção do Bloco de Esquerda. A aprovação do documento acabou por ser decidida com o voto de qualidade do presidente da Assembleia.

A CDU e o PSD justificaram o voto contra pelo facto de o orçamento não ter sofrido qualquer alteração relativamente ao apresentado na sessão anterior.

A deputada do Bloco de Esquerda, Telma Ferreira, justificou a sua abstenção “não como um ato de passividade”, mas como “um voto de compromisso e de exigência para com o PS”, depois de ter negociado com o executivo socialista a construção de parques infantis inclusivos, a automatização da tarifa social de água e contração de um intérprete de língua gestual para as sessões da AM.

O documento no valor 31.307,670€, tinha sido aprovado no final de novembro, em reunião do executivo, com quatro votos a favor (do PS) e três contra (do PSD e da CDU) – um aumento de 3 milhões de euros relativamente ao ano anterior, justificado pelo acréscimo na rubrica de aquisição de bens de capital e pelo aumento das despesas com aquisição de bens e serviços.

Entre os principais investimentos, a realizar pelo município, destacam-se: Funicular da Pederneira – 8,4 milhões de euros; ELH – Estratégia Local de Habitação – 1,1 milhões de euros; Interface de Transportes Públicos – Av. do Município – 631 mil euros; Bairros Comerciais Digitais – 549 mil euros; Instalação do Juízo de Competência Genérica da Nazaré– 325 mil euros; Ampliação e Remodelação do Polo de Famalicão da USF Global – 307 mil euros; Centro de Responsabilidade Integrado Oeste – 250 mil euros; e Pavimentação de Estradas e Caminhos no Concelho – 195 mil euros.

Últimas Notícias

Unidade Local de Saúde do Oeste com 57 vagas para médicos

Foi publicado em Diário da República o número de 57 vagas para recrutamento de médicos recém-especialistas para a área hospitalar, para a área dos cuidados de saúde primários e para a área de saúde pública, na Unidade Local de Saúde do Oeste.

Homem esfaqueado em festa

Uma festa na associação da Lagoa Parceira, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma zaragata em que um homem foi esfaqueado no pescoço, na madrugada do passado dia 20.

Ana Bacalhau cantou a liberdade no CCC

“A Liberdade está a passar por aqui” foi o concerto que Ana Bacalhau levou na véspera de 25 de abril ao Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.