emissão em direto

Assinado protocolo em prol da conservação e restauro dos ecossistemas marinhos

Desenvolver ações conjuntas com vista à conservação e restauro de ecossistemas marinhos é o objetivo do protocolo de cooperação celebrado entre a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM), a sua unidade de investigação associada MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, integrada na ARNET - Rede de Investigação Aquática, e a Hope Zones Foundation (HZF), uma organização cuja missão é contribuir para a proteção de 30% dos oceanos e terras até 2030, em alinhamento com a agenda das Nações Unidas.

Desenvolver ações conjuntas com vista à conservação e restauro de ecossistemas marinhos é o objetivo do protocolo de cooperação celebrado entre a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM), a sua unidade de investigação associada MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, integrada na ARNET – Rede de Investigação Aquática, e a Hope Zones Foundation (HZF), uma organização cuja missão é contribuir para a proteção de 30% dos oceanos e terras até 2030, em alinhamento com a agenda das Nações Unidas.

O protocolo, celebrado no dia 4 de novembro, foca-se particularmente na zona costeira da região Oeste, onde a comunidade científica e a sociedade civil vão unir esforços para potenciar o impacto positivo das florestas marinhas no bom funcionamento ecológico dos oceanos e na capacidade de fornecer bens e serviços.

“Além das condições naturais de excelência para a implementação deste tipo de projetos, Peniche e a região Oeste possuem um ecossistema de inovação para a Economia Azul, sustentado na ESTM e na unidade de investigação MARE/ARNET, e no qual será incluído em breve o Smart Ocean, enquanto polo da Rede Hub Azul. A par das infraestruturas, o conhecimento científico e a experiência dos investigadores afetos à ESTM são o garante do impacto significativo que se pretende vir a alcançar com o desenvolvimento desta parceria”, afirmou Sérgio Leandro, diretor da ESTM e coordenador científico do Hub Azul de Peniche – Smart Ocean.

João Franco, investigador responsável do MARE/ARNET, salientou que “a ligação e confiança no trabalho desenvolvido pela ESTM e a sua unidade de investigação associada, permitem saber que Portugal vai continuar a liderar na Economia Azul, desde que se mantenha este compromisso com o mar, as ondas e os oceanos”.

“A investigação fundamental e aplicada sobre as florestas de algas realizada no MARE/ARNET é essencial para ampliar o nosso conhecimento sobre a ecologia destas importantes florestas marinhas e contribuir para sua conservação. Além disso, permite também apoiar iniciativas como a da HZF, de promover o cultivo sustentável, incentivando simultaneamente a biodiversidade e a economia circular”, concluiu o cientista.

Explicando que a Hope Zones Foundation “trabalha para contribuir para a melhor gestão de Áreas Marinhas Protegidas (AMP) em Portugal, especificamente na criação de novas áreas na zona da Nazaré/Peniche e Sintra/Cascais/Mafra”, João Macedo, cofundador da HZF, sublinha que “as AMPs não servem de praticamente nada se não tiverem apoio e não forem abraçadas pelas comunidades costeiras locais”.

“Aqui entramos nós pelo surf profissional, com o apoio da comunidade piscatória, e a Quinta Regenerativa Azul das Algas da Nazaré, o nosso projeto apoiado pela WSL, a Patagonia, associações de pesca locais, DocaPesca e Câmara Municipal da Nazaré, para localmente nos conectarmos mais com a comunidade piscatória e globalmente com a comunidade científica e de empreendedorismo no mundo das algas”, referiu João Macedo.

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.