emissão em direto

Atividades dinâmicas em exposição que celebra 74 anos de efervescência artística

No dia 17 de dezembro, o Centro de Artes das Caldas da Rainha abre suas portas para receber alunos de escolas locais, que terão a oportunidade de vivenciar a exposição "74 × Caldas = Uma Ideia Clara?". A mostra, destinada a discentes do 1º, 2º, 3º ciclos e secundário, presta uma homenagem à trajetória cultural e artística que consolidou as Caldas da Rainha como referência na arte contemporânea portuguesa.

Com curadoria dos alunos do 2º ano da Licenciatura em Programação e Produção Cultural e mediação dos alunos do 1º ano da mesma licenciatura, a exposição une obras icónicas da Coleção CGD (Fundação Caixa Geral de Depósitos) e criações inéditas de artistas e coletivos formados na ESAD.CR.

O programa de Mediação Cultural ganha vida com atividades conduzidas pelos estudantes da área. Sob o título “Quantas Cores Cabem em Uma Mão?”, os visitantes são convidados a explorar os múltiplos significados e temas apresentados pelas obras, num processo que alia criatividade e reflexão.

Dividido em quatro atividades distintas, o programa inclui oficinas lúdicas e um percurso educativo que procura inserir o público no universo da arte contemporânea. As atividades são desenhadas para estimular a imaginação, as emoções e discussões profundas sobre temas como amor, feminismo e desconstrução de padrões do espetador sobre o que é a arte.

Os locais no Centro de Artes das Caldas da Rainha são o Museu Leopoldo de Almeida, o Atelier-Museu António Duarte e o Espaço Concas, entre as 10h00 e as 16h00.

A exposição “74 × Caldas = Uma Ideia Clara?” foi inaugurada no dia 28 de novembro na Biblioteca da ESAD.CR e no Centro de Artes das Caldas da Rainha.

Últimas Notícias

“Receitas com História” recebe prémio

“Receitas com História”, um projeto do município de Óbidos orientado para a população sénior do concelho, acaba de ser distinguido com uma menção honrosa pelo “Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro”, na categoria Vida+ Aprendizagem.

Comissão de utentes transmite preocupações a secretária de Estado

A Comissão Cívica de Utentes da Unidade Local de Saúde do Oeste foi recebida no passado dia 29 pela secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, a quem transmitiu a preocupação sobre a continuidade da cirurgia da mama no hospital das Caldas da Rainha.

Grupo de teatro organiza fados e angaria fundos

O Grupo de Teatro Gente Gira, do Cadaval, levou a efeito uma noite de fados no passado sábado, no Pavilhão Municipal João Francisco Ribeiro Corrêa, naquela vila, para uma plateia de 140 pessoas e que serviu para recolha de fundos para manter ativo este grupo teatral com 30 anos, para em 2025 trabalhar na nova revista à portuguesa “Que rico 31”, a estrear em fevereiro.

Amigas realizam sonho ao abrirem ateliês de artes

Na manhã do passado domingo, a cidade das Caldas da Rainha ganhou dois novos espaços dedicados à criatividade e à expressão artística. O lançamento simultâneo de dois ateliês, fruto da parceria entre as amigas e artistas Neuza Correia e Joana Carolina, marcou um momento especial para a comunidade local com o objetivo de promover a arte e fortalecer os laços culturais.

Peniche quer avançar para criação de Polícia Municipal

O Município de Peniche quer avançar em 2025 com a criação da Polícia Municipal, disse fonte oficial autárquica, depois de o regulamento de funcionamento ter sido aprovado pelo executivo municipal na semana passada, por maioria, com uma abstenção.