emissão em direto

Atletas olímpicos são embaixadores da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento do Agrupamento Rafael Bordalo Pinheiro

Os atletas olímpicos João Almeida (ciclismo), João Pereira (triatlo) e Beatriz Monteiro (badminton paralímpico) foram empossados, a 30 de setembro, como embaixadores da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP), nas Caldas da Rainha.

Os atletas olímpicos João Almeida (ciclismo), João Pereira (triatlo) e Beatriz Monteiro (badminton paralímpico) foram empossados, a 30 de setembro, como embaixadores da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP), nas Caldas da Rainha.

Segundo a lei, os embaixadores destas unidades que existem a nível deverão ser atletas que apresentam percursos desportivos e educativos reconhecidos e que sejam um exemplo na comunidade.

Nesse sentido, sendo João Almeida e Beatriz Monteiro, ex-alunos do AERBP e atletas de renome a nível nacional e internacional, e João Pereira, um atleta das Caldas da Rainha também com um percurso desportivo de excelência, “foi fácil lançar-lhes o desafio que, de imediato, aceitaram”, explicou o diretor do agrupamento, Jorge Pina.

Agora assumem a responsabilidade de promover boas práticas na conciliação entre a carreira desportiva e escolar, valorizando também as conquistas dos alunos-atletas. “A sua atuação tem como objetivo influenciar, de forma positiva, a atitude de todos os intervenientes no ambiente desportivo, escolar e associativo, mantendo sempre os mais elevados padrões de conduta e ética”, adiantou o diretor.

Este projeto foi criado no agrupamento em 2017, para apoiar alunos no percurso de conjugação das atividades académica e desportiva.

“É, atualmente, um projeto perfeitamente consolidado no agrupamento tendo permitido, ao longo destes últimos sete anos, apoiar inúmeros alunos-atletas a atingirem pleno sucesso nas vertentes académica e desportiva”, destacou Jorge Pina.

O programa UAARE permite o apoio personalizado e diferenciado aos alunos, por parte da professora acompanhante, Michelle Pimenta, e outros docentes afetos ao programa.

São três as áreas de intervenção: gestão escolar, gestão desportiva e apoio psicopedagógico.

“A proximidade e trabalho conjunto entre escola, interlocutores desportivos, família e atleta e o apoio contínuo da direção do agrupamento ao bom desenrolar do programa, resultou nas elevadas taxas de sucesso académico que os nossos alunos-atletas têm conseguido alcançar”, referiu o diretor.

No ano letivo passado, os alunos-atletas alcançaram uma taxa de sucesso de 96,99%, em que 81,82% deles obtiveram a totalidade das classificações positiva.

A mediana das médias simples no secundário foi de 15,40 e a média mais elevada de 17,43.

Este ano letivo o grupo de alunos-atletas da UAARE é composto por 20 alunos, desde o sétimo ao décimo segundo ano, distribuídos pelas modalidades de kempo, badminton, ténis, equitação, jiu-jitsu e natação.