Este acontecimento anual, que assinala o Dia de Reis e faz parte do património imaterial local, é organizado pela Associação Desportiva Recreativa e de Melhoramentos do Avenal e pela Associação Recreativa Cultural Desportiva e de Melhoramentos do Pereiro, contando com o apoio do Município do Cadaval e a colaboração dos moradores destas duas localidades.
Ao longo da noite, vários grupos percorreram as duas aldeias no sopé da Serra de Montejunto e cantaram versos alusivos ao novo ano e aos proprietários das casas por onde passaram. Com maior ou menor improviso, a jocosidade está sempre presente nos versos cantados.
Outros grupos, em simultâneo, munidos de lanternas ou candeias, de pincéis e latas de tintas ou mesmo usando sprays, pintaram nas entradas das habitações os símbolos tradicionais dos Bons Reis Magos (BRM), acompanhados por uma estrela de David (formada por dois triângulos sobrepostos, iguais, tendo um a ponta para cima e outro para baixo, e considerado um símbolo de proteção divina) e o ano, e que representam votos de bom ano e prosperidade aos respetivos moradores e assinalam a passagem deste secular culto por aqueles locais.
Vários habitantes abriram as portas das suas casas, garagens ou adegas e ofereceram comida e bebida aos populares presentes.
No Pereiro, para marcar esta noite tão especial, foram produzidos um gorro e uma caneca – considerados perfeitos para enfrentar o frio e brindar à tradição, que atravessa gerações.