emissão em direto

Bar-Wings realizou 18ª Prova de Requisitos no Pavilhão Rainha Dona Leonor

O Clube Bar-Wings, primeiro clube de calistenia das Caldas da Rainha, teve oito atletas a tentarem as provas de requisitos, que servem para levar os participantes a ultrapassar os seus limites e desafiarem-se continuamente. A iniciativa realizou-se no Pavilhão Rainha Dona Leonor, nas Caldas da Rainha, no dia 19 de outubro.

O Clube Bar-Wings, primeiro clube de calistenia das Caldas da Rainha, teve oito atletas a tentarem as provas de requisitos, que servem para levar os participantes a ultrapassar os seus limites e desafiarem-se continuamente. A iniciativa realizou-se no Pavilhão Rainha Dona Leonor, nas Caldas da Rainha, no dia 19 de outubro.

A calistenia corresponde a um conjunto de métodos de treino que procuram desenvolver as componentes da condição física do praticante, como força, resistência, flexibilidade e velocidade, através da utilização de exercícios realizados com o peso corporal.

As provas de requisitos são divididas em três categorias de dificuldade – Bronze, Prata e Ouro – e duas categorias de execução – Força e Resistência. Neste evento, todos os atletas participaram no nível de dificuldade Bronze.

O primeiro atleta a participar nos requisitos foi Rafael Rego, que conquistou o título de Bronze na categoria de Resistência. 

Quando Rafael veio das férias de verão, começou a treinar resistência cerca de quatro vezes por semana, uma hora e meia a duas horas por dia. A maior dificuldade para o jovem de 17 anos foi “fazer as quinze elevações de seguida e o Muscle-Up (“movimento avançado da calistenia em que o participante inicia uma elevação continuando o movimento na vertical e terminando em apoio acima da barra sem tocar com os pés no chão)”. O treinador Iúri Lage elogiou o empenho do atleta que é, em regra, o primeiro a entrar e o último a sair dos treinos.

Seguidamente, Beatriz Lopes, a única atleta feminina a participar, realizou a prova de Resistência com o nível de dificuldade de Bronze. Embora seja uma atleta direcionada para força, fez uma prova ideal, com conforto e conquistou o título a que se tinha proposto. 

Diogo Chaves e João Domingos realizaram também a Prova de Resistência. O primeiro tentou esta prova há um ano e embora seja um atleta maioritariamente de força também conseguiu conquistar o Bronze. O segundo, um atleta de força com 24 anos, fez a sua terceira tentativa de resistência, sendo que a maior dificuldade foi o Muscle-up no final da prova, não alcançando o título.  

Pavlo Stratovych, de 25 anos, e Tomás Ferreira, de 23 anos, tentaram pela primeira vez a prova de Resistência, não alcançando o título.

No entanto, o treinador reconheceu o esforço do atleta Pavlo Statovych, que melhorou os erros que lhe foram apontados durante os treinos, e o empenho de Tomás Ferreira, que está no caminho certo para alcançar o resultado pretendido, sendo necessário um trabalho maior de técnica.

Romeu Fialho, das Caldas da Rainha, e Pedro Jesus, da Madeira, foram os atletas externos ao clube a tentar as provas neste evento. Romeu tem 24 anos e tentou pela primeira vez a prova de Bronze, por desafio do Diogo Chaves, sendo que ambos treinaram juntos na zona de barras de calistenia amarelas existente no Bairro dos Arneiros.

Pedro levou o treinador Iúri Lage ao passado: “Reconheci-me em ti há uns anos quando comecei a treinar para os requisitos”, contou, acreditando que o atleta fez uma prova muito exigente para o seu nível, necessita de trabalhar as bases e procurar acompanhamento para aprender mais. 

Os dois não alcançaram o bronze o que levou o presidente a esclarecer que “o nível de Bronze é bastante avançado, bastante exigente física e tecnicamente”. “É um passo muito importante a tentativa de o realizar”, completou. 

Iúri Lage agradeceu a presença de todos os presentes no penúltimo evento do ano e relembrou que os Requisitos servem para fazer crescer a modalidade e os atletas individualmente, assim como os treinadores, contribuindo também para o crescimento da comunidade, ao permitir aos atletas estabelecer novos objetivos que os motivem para treinar mais a modalidade.

O clube proporcionou ainda o desafio do Bar-Hang (exercício em que o praticante fica em suspensão numa barra fixa utilizando a força dos membros superiores para suportar o próprio peso corporal), onde o atleta mais consistente que o faça frequentemente e acumule o maior tempo em todos os eventos do ano ganha um prémio.

Últimas Notícias

Nacional de pump track na Benedita

A Benedita recebe, no próximo sábado, o Campeonato Nacional de Pump Track. Depois das edições realizadas no Parque das Nações, em Lisboa, o evento muda-se para o Parque Desportivo e Motorizado daquela vila.

Arthur Lionel Trump em concerto no Museu José Malhoa

No próximo sábado, pelas 16h00, com entrada gratuita, o Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, receberá um recital de piano, violoncelo e soprano, à volta da obra do compositor inglês Arthur Lionel Trump (1893-1974).

Encontro de Velharias e Antiguidades

O Encontro de Velharias e Antiguidades regressou no passado sábado ao parque de estacionamento do Leroy Merlin e Jom, nas Caldas da Rainha.

Concerto “Grandes Coros de Ópera”

O Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, grandes embaixadores do repertório lírico no nosso país, atuam no concerto “Grandes Coros de Ópera”, no dia 24 de outubro, pelas 19h00, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.