emissão em direto

Barca dos anos 40 em recuperação

A recuperação da antiga barca de armação “Nadir” está a ser promovida pelo Município de Peniche, atual proprietário da embarcação, ao abrigo de candidatura a fundos comunitários GAL Pesca Oeste / MAR2020.

A recuperação da antiga barca de armação “Nadir” está a ser promovida pelo Município de Peniche, atual proprietário da embarcação, ao abrigo de candidatura a fundos comunitários GAL Pesca Oeste / MAR2020.

Construída no estaleiro de Joaquim Pedro, situado no Alto da Vela, em Peniche, entre julho de 1944 e março de 1945, a barca “Nadir” pertencia à unidade de conservas de peixe Júdice Fialho.

Foi utilizada essencialmente em tarefas de transporte, como a trasfega do sal (matéria-prima indispensável à laboração desta indústria conserveira) e o transporte para terra de pescado (em particular sardinha) capturado por traineiras ao serviço desta empresa.

A sua recuperação está a ser desenvolvida, desde junho deste ano, pelo antigo calafate (carpinteiro naval) José António Rosado Anacleto, penichense que trabalhou no antigo estaleiro naval de Pompílio do Carmo, na praia de Peniche de Cima, onde aprendeu a profissão.

Últimas Notícias

Unidades hoteleiras nomeadas para os prémios Publituris

O The Literary Man Óbidos Hotel (categoria melhor hotel de 4 estrelas), o Rio do Prado (categoria melhor hotel de 3 estrelas) e o Royal Óbidos Spa & Golf Resort (categoria melhor campo de golfe) estão nomeados para os prémios Publituris Portugal Travel Awards – 2022, a maior distinção turística a nível nacional, cujos vencedores serão divulgados no dia 18 de outubro.

Novo presidente do Politécnico quer afirmação como Universidade

“Após 40 anos de existência do Instituto Politécnico de Leiria, defendo que reunimos hoje as condições para nos afirmarmos como Universidade, que para além do ensino politécnico, ministre também o ensino universitário, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei”, afirmou Carlos Rabadão, após ser empossado presidente do Politécnico de Leiria no dia 22 de setembro.

Festival de Insufláveis assinala regresso às aulas

De forma a assinalar o início de um novo ano letivo, o Município de Óbidos, com a colaboração da FADL – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Leiria e da Associação Óbidos Dance, pretende proporcionar às crianças um dia diferente, cheio de atividade física e diversão.

Festival Eutopia no golfe do Bom Sucesso Resort

O Bom Sucesso Resort, junto à Lagoa de Óbidos, vai receber a primeira edição do festival Eutopia, um evento que pretende unir a arte, a arquitetura e o golfe. A iniciativa dedicada à cultura contemporânea vai decorrer nos dias 1 e 2 de outubro e destaca-se, entre outros aspetos, pelo local definido para a sua […]