emissão em direto

BioBlitz Serralves com participações caldenses

O Município das Caldas da Rainha foi convidado a participar no BioBlitz Serralves 2025, um dos eventos nacionais com maior relevância e reconhecimento no que diz respeito à promoção da literacia em matéria de biodiversidade.

São quatro oficinas científico-pedagógicas, dirigidas às escolas, no dia 2 de abril, no Parque de Serralves, no Porto.

Um deles é “O Emys vai à Escola”, pela Associação PATO, onde são apresentadas as caraterísticas do Emys orbicularis, uma espécie de cágado nativo com categoria de ameaça “em perigo” em Portugal.

“Pintar com a Terra”, pela iniciativa Ativista por Natureza, tem como objetivo, através da tinta de solo/terra, explorar a diversidade de tipos/texturas de solo e abordar a biodiversidade dos solos, degradação e conservação dos mesmos.

“Coastwatch – de olhos no litoral”, pelo GEOTA, consiste numa monitorização virtual: observação de exemplares de seres vivos (animais, algas) presentes nas zonas costeiras, observação e análise de diferentes tipologias de lixo marinho, apresentação de exemplos de morfologia da costa portuguesa, procura de microplásticos em areia, e apresentação das diferentes formas de registar e inserir os dados da monitorização.

“Sabias que os ruivacos têm 6 sentidos?”, pela bióloga do Município, é uma oficina científico-pedagógica sobre a evolução, biologia e ecologia de um dos peixes de água doce nativos da Região Oeste, as ameaças que enfrenta e a necessidade de preservar os habitats fluviais para garantir a sua sobrevivência.

Últimas Notícias

Unidade Local de Saúde do Oeste com 57 vagas para médicos

Foi publicado em Diário da República o número de 57 vagas para recrutamento de médicos recém-especialistas para a área hospitalar, para a área dos cuidados de saúde primários e para a área de saúde pública, na Unidade Local de Saúde do Oeste.

Homem esfaqueado em festa

Uma festa na associação da Lagoa Parceira, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma zaragata em que um homem foi esfaqueado no pescoço, na madrugada do passado dia 20.

Ana Bacalhau cantou a liberdade no CCC

“A Liberdade está a passar por aqui” foi o concerto que Ana Bacalhau levou na véspera de 25 de abril ao Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.