É sob o lema “Marcos da Liberdade: Celebrando Meio Século de Democracia”, que o Município do Bombarral assinala, ao longo deste mês, os 50 anos do 25 de abril. Com uma programação diversificada idealizada para vários tipos de público, pretende honrar o principal acontecimento histórico que levou Portugal rumo à liberdade e à democracia.
Do programa constam duas tertúlias: a primeira, no dia 24 de abril, pelas 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, subordinada à temática “Mulheres e o 25 de abril”, que irá explorar o papel crucial das mulheres na luta pela liberdade, tendo como oradoras convidadas Isabel do Carmo e Carolina Perdigão.
A segunda, no dia 26, alusiva ao “Movimento Estudantil”. Direcionada para os alunos do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, irá destacar o papel dos jovens na mobilização social e na busca por mudanças políticas que levaram à Revolução dos Cravos.
Destaque, também, no dia 25, para o hastear das bandeiras na sede da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo às 09h30 e no edifício dos Paços do Concelho às 10h15, bem como para a Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que será transmitida, em direto, no Facebook do Município, a partir das 10h30.
O Dia da Liberdade ficará ainda marcado pela inauguração do Memorial aos Presos Políticos Bombarralenses, no Largo 25 de Abril, pelas 09h45.
Uma das peças centrais das comemorações é a exposição “Joshua Benoliel: Repórter Parlamentar”. Patente no Palácio Gorjão, até 30 de abril, a mostra apresenta trabalhos daquele que é considerado por muitos “o pai do fotojornalismo português”.
Um almoço aberto à comunidade na Mata Municipal, a partir das 13h00, e uma tarde de atividades lúdico-educativas, no mesmo local, a partir das 15h00, são outras atividades.
O programa conta ainda com um momento de música de intervenção, relembrando algumas das canções que se tornaram hinos da resistência e da liberdade durante esse período, no dia 24, pelas 23h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com Casimiro Covers, seguindo-se pela meia-noite, na Praça do Município, uma salva de morteiros e lançamento de fogo de artifício.
O Município convida todos os cidadãos a participarem nas atividades e a refletirem sobre o legado do 25 de abril.