emissão em direto

Bombarral vai ter uma Quinta Ciência Viva da Pera Rocha

As antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, no Bombarral, cujas obras de reabilitação irão brevemente ter início, vão receber a futura Quinta Ciência Viva da Pera Rocha, um projeto que resulta de uma parceria estabelecida entre a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o Município do Bombarral e o Rocha Center – Centro de Pós-Colheita e Tecnologia.

O secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, presidiu, na passada sexta-feira, à cerimónia de assinatura do protocolo que formaliza a instalação da Quinta Ciência Viva da Pera Rocha num equipamento que é propriedade da Câmara Municipal e estabelece a cooperação entre as várias entidades na elaboração do projeto de conteúdos, do plano funcional e do modelo de gestão.

Valorizar a produção agrícola, divulgar a inovação científica e tecnológica, estimular o empreendedorismo e criar oportunidades turísticas e de lazer são algumas das metas definidas pelas entidades parceiras neste projeto.

O projeto contempla ainda a dinamização de diversas atividades e exposições interativas associadas à temática da pera rocha, envolvendo o público em geral e, em especial, o público escolar e as famílias.

Teresa Carvalho, da equipa expositiva do Centro Ciência Vida, descreveu que a quinta terá valências como o fermentório (que explorará a fermentação), uma cozinha experimental para novas aplicações da pera rocha, campo de ensaio, laboratórios de investigação, entre outras.

A sessão de assinatura do protocolo contou também com a presença de Ricardo Fernandes, presidente da Câmara do Bombarral, Rosalia Vargas, em representação da Ciência Viva, Torres Paulo e João Alves, representantes do Rocha Center, e José Bernardo, presidente da Câmara do Cadaval.

O autarca bombarralense manifestou que este projeto “será estruturante para o Bombarral e de extrema importância para a valorização da pera rocha do Oeste”.

“Cruza diversas áreas de atuação. À cabeça a ciência e a investigação, depois a componente lúdica e do conhecimento, que fará a delícia de miúdos e graúdos”, referiu, fazendo notar que “trará mais visitantes ao Bombarral”.

“Acrescentar valor à pera rocha”, é o objetivo desta quinta, disse o secretário de estado. Carlos Miguel, que sublinhou a importância da reabilitação das antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho para acolher este projeto.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.