emissão em direto

Burla através de SMS pagava produtos de lojas

Um jovem de 19 anos, residente na zona do Cadaval, que se dedicava à prática de envio de mensagens SMS em que sugeria o pagamento imediato de alegadas dívidas ao Estado, levando os recetores a transferir dinheiro, foi detido no passado dia 11 pela Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica.

A investigação teve origem na receção de um SMS com o remetente mascarado, com intuito de provocar engano, em que era apresentada a entidade e referência para pagamento a fim de evitar execuções fiscais.

A vítima efetuou o pagamento, que posteriormente apurou não foi realizado para uma entidade estatal, mas sim para uma loja online de venda de eletrodomésticos e de outros produtos.

Na sequência da detenção em flagrante delito, aquando da receção da encomenda online paga com o dinheiro transferido pelo lesado, foi realizada uma busca domiciliária, tendo sido apreendidas diversas provas.

A disseminação das mensagens, em número elevado, ocorreu nos últimos dias e desconhece-se, para já, a quantidade de SMS enviados.

A Polícia Judiciária alerta que “este tipo de crime, tipificado como falsidade informática e burla, por meio informático, induz as vítimas em erro acerca do verdadeiro remetente da mensagem e leva-as a ter ações imediatas, sem antes verificarem a verdadeira origem ou o descrito na mensagem”.

Por isso, recomenda que as pessoas nunca acedam a links ou anexos de emails ou mensagens cujo remetente desconhecem, nem se deixem guiar pelo tom ameaçador ou alarmista da mensagem.

Por outro lado, faz notar que “a observação das caraterísticas da mensagem (aspeto, eventuais erros ortográficos, argumentos persuasivos, que contenham ofertas generosas e despropositadas)” pode ajudar a reconhecer a falsidade da mensagem.

“Tenha cuidado com a curiosidade e desconfie de ofertas sensacionalistas. Não responda a este tipo de mensagens e apague-as imediatamente”, apela a Polícia Judiciária.

Últimas Notícias

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.