emissão em direto

Buscas sem sucesso por francês levado por onda na Praia do Norte

Um homem de 37 anos, de nacionalidade francesa, foi arrastado por uma onda na Praia do Norte, na Nazaré, na passada sexta-feira, e está desaparecido.

Um homem de 37 anos, de nacionalidade francesa, foi arrastado por uma onda na Praia do Norte, na Nazaré, na passada sexta-feira, e está desaparecido.

O homem caminhava com a esposa, com quem estava a tirar fotografias. O casal foi surpreendido por uma onda e ambos foram arrastados. Ela ainda foi salva por um banhista espanhol, mas ele não mais foi visto.

As buscas foram logo desencadeadas, após o alerta recebido pelas 13h53 através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa.

A Praia do Norte nesta altura do ano já não é vigiada, uma vez que terminou a 31 de agosto a vigilância dos nadadores-salvadores, que agora estão concentrados na Praia da Nazaré até 18 de setembro, seguindo-se a entrada em ação do chamado “dispositivo de inverno”.

Nas operações estiveram empenhadas, por via marítima, uma embarcação e uma mota de água da Estação Salva-vidas da Nazaré e uma embarcação marítimo-turística que se encontrava nas proximidades e, por terra, elementos do Projeto “SeaWatch” e da Polícia Marítima, apoiados por um drone, bem como elementos dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e da Proteção Civil.

Nas buscas participou também uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

No local estiveram igualmente a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Leiria e a ambulância de Suporte Imediato de Vida de Alcobaça, para além da PSP.

Os trabalhos, coordenados pelo capitão do porto e comandante local da Polícia Marítima da Nazaré, decorreram até este sábado, altura em que foram suspensos. Neste dia, o helicóptero AW119MKII “Koala”, da Força Aérea Portuguesa, esteve ativo entre as sete e meia e as nove da manhã, depois de na véspera ter sido utilizado o EH-101 Merlin, uma aeronave de maior porte. Entrou também em ação a corveta João Roby, da Marinha, até ao final da manhã.

O contingente foi então desmobilizado para se passar ao patrulhamento normal da Polícia Marítima com a preocupação reforçada de na vigilância da costa poder aparecer o corpo do desaparecido. Uma ação acompanhada por saídas periódicas da lancha da estação salva-vidas da Nazaré.

A dura realidade é que após um grande esforço e mobilização de meios na sexta-feira, encontrar o desaparecido com vida é algo pouco provável.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima, que no primeiro dia contou com a ajuda da Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência do INEM, prestou apoio aos familiares da vítima e ao homem que salvou a mulher, que ficou afetado por não ter conseguido resgatar o francês.

Em relação à mulher do desaparecido, foi assistida pelos bombeiros, estando bem de saúde. Tem 41 anos e é filha de emigrantes portugueses em França, tendo nacionalidade francesa.

O casal passava alguns dias em Portugal. Juntos há quinze anos, visitavam familiares da mulher em Alcobaça e deslocaram-se até à mítica Praia do Norte, conhecida pelas ondas gigantes. Se é certo que nesta altura do ano as ondas não são tão grandes, o mar é traiçoeiro e não se pode voltar as costas. Atraídos pela beleza do local e sendo o marido um amante do surf, acabaram por se distraírem com fotografias à beira-mar, o que originou esta fatalidade, na véspera de regressarem a França.

Últimas Notícias

Novo presidente do Politécnico quer afirmação como Universidade

“Após 40 anos de existência do Instituto Politécnico de Leiria, defendo que reunimos hoje as condições para nos afirmarmos como Universidade, que para além do ensino politécnico, ministre também o ensino universitário, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei”, afirmou Carlos Rabadão, após ser empossado presidente do Politécnico de Leiria no dia 22 de setembro.

Festival de Insufláveis assinala regresso às aulas

De forma a assinalar o início de um novo ano letivo, o Município de Óbidos, com a colaboração da FADL – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Leiria e da Associação Óbidos Dance, pretende proporcionar às crianças um dia diferente, cheio de atividade física e diversão.

Festival Eutopia no golfe do Bom Sucesso Resort

O Bom Sucesso Resort, junto à Lagoa de Óbidos, vai receber a primeira edição do festival Eutopia, um evento que pretende unir a arte, a arquitetura e o golfe. A iniciativa dedicada à cultura contemporânea vai decorrer nos dias 1 e 2 de outubro e destaca-se, entre outros aspetos, pelo local definido para a sua […]

Autarcas pedem levantamento de interdição da “toneira” na Lagoa

Reuniram no passado dia 22, com caráter de urgência, nos Paços do Concelho, em Óbidos, os presidentes da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, e das Caldas da Rainha, Vítor Marques, e da Junta de Freguesia do Vau, Frederico Lopes, com a secretária de Estado das Pescas, Agricultura e Alimentação, Teresa Coelho, com o intuito de manifestar a preocupação referente à Portaria número 238/2022, de 15 de setembro, que aprova as normas reguladoras do exercício da pesca comercial nas águas interiores não marítimas na Lagoa de Óbidos.