Caçava javalis com meios ilegais

Um homem de 68 anos que caçava javalis com processos e meios não autorizados, em Moleanos, no concelho de Alcobaça, foi constituído arguido no passado dia 29 pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas da Rainha da GNR.

Um homem de 68 anos que caçava javalis com processos e meios não autorizados, em Moleanos, no concelho de Alcobaça, foi constituído arguido no passado dia 29 pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas da Rainha da GNR.

No âmbito de uma denúncia por parte de populares, no dia 22, os militares desenvolveram diversas diligências que permitiram identificar o suspeito. No decorrer da ação foi possível apurar que colocou, num terreno florestal, laços em cabo de aço e uma armadilha metálica, acionada por cabo de aço e com recurso a isco (milho), destinados à captura de javalis.

Da ação resultou a apreensão de quatro laços em cabo de aço e uma estrutura (armadilha) metálica circunferencial.

O processo foi comunicado ao Tribunal Judicial de Alcobaça.

A GNR, através do SEPNA, tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.