emissão em direto

próximo programa

Ver programação completa

Cadavalenses distinguem-se no triatlo de longa distância

Os triatletas cadavalenses Vanessa Pereira e André Duarte sagraram-se, respetivamente, campeã e vice-campeão do Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo, realizado no passado dia 13, na cidade de Coimbra, e que pela primeira vez se fez na distância “Ironman”.

O campeonato repartiu-se em 3,8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42 km de corrida.

Para Vanessa Pereira, triatleta oriunda de Rocha Forte (Lamas e Cercal, Cadaval), este foi o primeiro “Ironman” realizado no seu país, tendo contado “com o apoio da minha família e em especial o meu filho de 12 meses”, destacou.

Vanessa foi a vencedora absoluta em femininos, em 9h41m37s, nomeadamente: natação – 01h04m46s; bicicleta – 05h09m12s; corrida: 03h21m30s.

“Estava bastante nervosa para a prova, pois, apesar de já ter completado 21 “Ironmans”, este seria diferente – era o primeiro como mãe. A preparação não foi de longe a melhor, assim como o descanso. Não sabia como o meu corpo iria reagir”, explicou.

“Felizmente senti-me bem em todos os segmentos. Consegui ter uma vantagem tranquila no ciclismo, o que me permitiu fazer a maratona nas melhores condições”, adiantou.

Na mira, Vanessa Pereira tem agora, para o mês de agosto, o campeonato da Europa de Ironman, na Finlândia, e o campeonato nacional de média distância no Douro, e para setembro o campeonato do mundo ITU distância longa, em Almere, Holanda.

Para André Duarte, atleta oriundo da Rechaldeira (Vilar, Cadaval), a prova realizada em Coimbra ditou a sua estreia na distância “Ironman”.

Segundo relatou, a temperatura a chegar aos 30 graus dificultou a manutenção de um ritmo forte no segmento de corrida.

“No final de 9 horas e 02 minutos, finalmente cheguei à linha de meta, extremamente feliz com a conquista que nunca pensei vir a alcançar”, declarou. O resultado final de André Duarte foi o 2.º lugar da geral e o 1.º do escalão. O tempo total foi de 9h02m34s. Os tempos parciais do atleta foram: natação – 01h05m07s; bicicleta – 04h56m26s; corrida: 02h57m07s.

Depois desta prova, André Duarte está a preparar-se para, no final de julho, participar no Triatlo do Alpe d’Huez, no sul de França, e em outubro, no Ironman Mallorca (Espanha), onde tentará qualificar-se para o campeonato do mundo, a decorrer em 2022, no Havai.

Últimas Notícias

Equipa do Acrotramp vence Scalabis Cup

Decorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho, a Scalabis Cup, competição Internacional de ginástica, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém, reunindo cerca de 500 ginastas em representação de vários países. O Acrotramp Clube de Caldas esteve representado nesta competição com seis ginastas seniores de 1ª divisão e elite (três em duplo minitrampolim e três em tumbling).

Caldas da Rainha esteve em alerta mas DGS corrigiu números

A Direção-Geral da Saúde procedeu na passada segunda-feira a uma correção da incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes nas Caldas da Rainha, para o período de 24 de junho a 7 de julho, o que retirou o concelho do estado de alerta em que havia sido colocado indevidamente por resolução do Conselho de Ministros na quinta-feira anterior.