emissão em direto

Caldas na fundação da Associação de Municípios Portugueses do Cavalo

O Município das Caldas da Rainha será um dos fundadores da AMPC - Associação de Municípios Portugueses do Cavalo, cuja cerimónia pública de constituição terá lugar no dia 30 de abril, às 11h00, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

A AMPC tem como objetivo afirmar a identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos municípios portugueses e territórios com forte ligação ao setor equestre. Promoverá a colaboração entre os municípios e pretende consolidar o papel de Portugal no panorama equestre, com protocolos de cooperação previstos com entidades como a Federação Equestre Portuguesa.

Almeida, Alpiarça, Alter do Chão, Barcelos, Caldas da Rainha, Chamusca, Esposende, Golegã, Lagoa, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Serpa, Torres Novas, Valongo, Viana do Alentejo e Vila Franca de Xira são os Municípios fundadores

Caldas da Rainha apresenta uma ligação histórica e cultural aos cavalos, como aliás se canta no tradicional fado das Caldas.

A cidade acolhe anualmente o Festival do Cavalo Oeste Lusitano desde 2015, realizada no Parque D. Carlos I, que reúne criadores, provas hípicas, concertos e atividades culturais, como acontecerá este ano, entre 1 e 4 de maio.

O XII Oeste Lusitano, organizado pela Associação de Criadores do Puro Sangue Lusitano do Oeste e pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, vai celebrar uma figura incontornável da história equestre nacional: José Tanganho. O evento prestará homenagem ao cavaleiro caldense que, há um século, fez história ao vencer a Volta a Portugal a Cavalo. Com paixão, determinação e uma astúcia ímpar, Tanganho superou todas as expectativas, deixando para trás os experientes militares que até então dominavam a competição.

A iniciativa contará também com o 1º Concurso de Atrelagem de Tradição (1 de maio, 14h30), um Concurso Hípico (provas de ensino a 2 de maio, 15h00, e 3 de maio, 09h00, e provas de obstáculos a 3 de maio, 14h30, e 4 de maio, 09h00), o Concurso de Modelo e Andamentos (3 de maio, 10h30) e Desfile Equestre pela cidade (4 de maio, 10h00). Serão ainda realizadas largadas de touros noturnas (30 de abril, 22h30, 1, 2 e 3 de maio, 23h59)

Os passeios equestres são igualmente uma marca da cidade, como o Passeio Equestre de Reis, que simboliza a comunhão entre cavaleiros e a celebração da elegância equestre, e o passeio pelas iluminações de natal, com dezenas de cavalos e charretes. Em 2025, contou com 50 cavalos montados, 36 charretes e cerca de 200 participantes, incluindo uma paragem simbólica para bênção dos animais na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Últimas Notícias

Exposição Celebrar Abril

No passado dia 23 decorreu a inauguração da exposição Celebrar Abril, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, composta por um conjunto de marcadores de livros e documentação sobre o 25 de abril de 1974.

Batismo de barco

Os Estaleiros Navais de Peniche vão ser palco no dia 30 de abril, pelas 10h00, da cerimónia de batismo e bota abaixo da embarcação de pesca do cerco “Sebastião Paulo”, com vinte e dois metros e meio de comprimento. Terá também lugar o evento de desmoldagem do casco da embarcação “Beatriz Paulo”.

Marcelino Binga campeão na Marinha Grande

O jovem atleta do Clube de Ténis das Caldas da Rainha (CTCR), Marcelino Binga, foi o vencedor do torneio nível C do escalão Sub14 realizado pelo Clube de Ténis da Marinha Grande, ao bater na final o seu colega Manuel Tonelo, também do CTCR.

Peça ‘A Noite’ no CCC

O Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha recebe no dia 3 de maio, às 21h00, a peça ‘A Noite’ da Yellow Star Company, de Carla Matadinho e Paulo Sousa Costa.