A fase de preparação para os campeonatos nacionais, que esta época apenas terão o seu início no final do mês de novembro, prosseguiu, no passado sábado, com a realização da 3ª jornada do Torneio de Abertura.
Organizado em modelo de torneio, com as equipas a realizarem dois jogos por jornada com duração de 40 minutos cada, no passado fim-de-semana levou a equipa do Caldas Rugby Clube (CRC) ao Estádio Universitário de Lisboa, para defrontar o RC Oeiras, clube que milita na 2ª Divisão e o SL Benfica Rugby, equipa B.
Já mais entrosados, e contando com novos reforços e alguns regressos, os pelicanos apresentaram-se, mesmo assim, com algumas ausências de jogadores nucleares, fruto de alteração de calendário de última hora.
Depois de nas duas primeiras jornadas ter registado duas vitórias e duas derrotas, o CRC esteve a um nível superior ao dos seus adversários.
Frente ao RC Oeiras, vitória por expressivos 47-0, apresentando já algumas boas fases no seu modelo de jogo. Perante a equipa secundária do SL Benfica Rugby, triunfo por 24-5.
Boas indicações para os embates no campeonato nacional da 1ª Divisão, naquela que será a 12ª participação consecutiva dos pelicanos.
O CRC alinhou com Afonso Oliveira, André Filipe (2E), Andrés Serrano (ex-Denia RC), António Pardal, David Esteves, Diogo Silva, Diogo Vasconcelos, Filipe Gil, Gonçalo Peres (1E), João Pedro Lami, José Contreras (Cap.) (2E), Leonardo Ferreira, Marcos Pedregal (ex-CAU Valencia), Miguel Vitorino dos Santos, Oscar D’Amato, Patrick Fonseca (ex-CRE) (1E, 8T), Ricardo Correia, Ricardo Marques, Tomas Cambournac, Tomas Jacinto (3E), Vicente Troncoso, Weber Neves, Wilson Bento (2E).
Treinador: Patrício Lamboglia; Diretor de Equipa: António Ferreira Marques; Fisioterapeuta: Ana Clara/ForPhysio
Escalões de formação em competição
Com exceção dos Sub18, que folgaram esta jornada, todos os restantes escalões de formação do CRC competiram fora de casa.
No sábado, os mais pequenos, Sub6, Sub8, Sub10 e Sub12, foram até Santarém para participarem em mais um convívio, numa organização do RC Santarém.
Em conjunto com as formações do RC Montemor, GD Cascais, CR Évora, para além dos jovens de Santarém, os pequenos pelicanos testaram mais uma vez as suas aprendizagens. A alegria da participação esteve presente nos 22 jovens atletas que se deslocaram desta vez, acompanhados por cinco treinadores e diretores e por muitos pais.
No domingo foi a vez dos Sub14, presentes em Monsanto para a 3ª Jornada do Torneio Regional de Desenvolvimento Sul, na modalidade de Rugby XIII. A equipa conjunta com o Ericeira Rugby defrontou a equipa da casa, o GD Direito, e os algarvios do RC Loulé.
Na primeira partida uma derrota frente ao RC Loulé, pela margem mínima, por 7-10 e vitória frente à equipa da casa, uma das referências do rugby nacional, por 14-10.
Também no domingo os Sub16 deslocaram-se a Lisboa ao Bulldog Rugby Park para defrontar o RC S. Miguel para a 3ª jornada do Torneio Regional Grupo Sul1.
Vitória da equipa conjunta do Oeste, Caldas RC/Ericeira Rugby/Academia Ubuntu Rugby por 24-20, na sequência da vitória anterior, em casa.