Liga 3
Os estudantes entraram a pressionar, a querer agarrar na iniciativa de jogo e com várias perigosas. O golo inaugural surgiu aos 8′, quando Lucas Henrique recuperou a bola junto à área, assistiu Amadou Ba-Sy e o avançado francês, com frieza, atirou para o fundo da baliza do Caldas.
Depois de duas derrotas consecutivas, a Académica queria aproveitar o fator casa para regressar aos triunfos e aproximar-se dos primeiros lugares.
A resposta dos caldenses foi eficaz e, aos 16´, Rafa Pinto restabeleceu a igualdade num remate cruzado e rasteiro, dentro da área, após passe certeiro de Pepo.
A Académica, depois de alguns lances perigosos junto à baliza visitante, passou mesmo para a frente (31′), após um canto cobrado na esquerda por Leandro Silva, com Noah Santos a desviar de cabeça ao primeiro poste e Gonçalo Loureiro a encostar na pequena área e a concretizar o 2-1.
Reagiu a turma de José Vala e Yordi Marcelo, num forte remate de longe, acertou na barra da baliza de António Filipe.
Já em período de compensação, o Caldas logrou novamente chegar ao empate (2-2), fruto de um disparo feliz de Miguel Velosa, que contou com um desvio de Gonçalo Loureiro para bater o guardião do conjunto de Coimbra.
O segundo tempo não podia ter começado de melhor forma para os caldenses, uma vez que Miguel Velosa bisou na partida, cabeceando para o 2-3 após cruzamento perfeito de Rafa Pinto.
A Briosa ficou atordoada com o início fulgurante do Caldas e quase sofreu o quarto golo na jogada seguinte, não fosse a intervenção de Francisco Ferreira junto à linha de baliza, depois do remate de cabeça de Kevin Lopez.
A reação da Académica apareceu, aos 66′, no pé esquerdo de Lucas Henrique, mas o remate colocado do médio brasileiro atingiu o poste. Aos 73′, foi a vez de Luís Lopes impedir a igualdade, ao parar o tiro de Gonçalo Ferreira.
Todavia, o Caldas não perdia o ensejo para sair em contra-ataque e, pouco depois, Miguel Velosa esteve perto do seu terceiro golo, depois de jogada veloz de Ebah Viegas.
Em período extra (92′), a equipa de Coimbra dispôs da melhor ocasião para conquistar, pelo menos, um ponto: Kevin Lopez cometeu falta na área sobre Rondon, o árbitro apitou para a marca de grande penalidade, mas Lucas Henrique não foi feliz, atirando por cima da trave.
Com este triunfo, o Caldas sobe ao 2.º lugar, com 12 pontos, enquanto a Académica encontra-se na 7.ª posição, com 6.
Miguel Velosa foi considerado o “Homem do Jogo”. Sempre muito perigoso no ataque, o avançado apontou dois golos e ajudou no triunfo do Caldas.
7.ª jornada – 28/09
Estádio Cidade de Coimbra
Árbitro: Álvaro Santos
Árbitros assistentes: Alcino Soeira e Renato Monteiro
Quarto árbitro: Xavier Gomes
Académica: António Filipe; Francisco Ferreira, Hugo Oliveira, Gonçalo Loureiro (Duarte Carvalho, 89′) e Vítor Bruno; Vasco Gomes (capitão) (Hachadi, 58′), Leandro Silva (Fran Pereira, 79′) e Lucas Henrique; Noah Santos, Amadou Ba-Sy (Rondon, 79′) e Gildo Lourenço (Gonçalo Ferreira, 58′).
Suplentes não utilizados: Bernardo, Montez, André Serra e Rúben Freitas.
Treinador: Fausto Lourenço
Disciplina: cartão amarelo para Leandro Silva (71′)
Golos: Amadou Ba-Sy (8′) e Gonçalo Loureiro (31′)
Caldas: Luís Lopes; David Lopes (Filipe Cascão, 81′), Rodrigo Dias, Yordi Marcelo, Thomas Militão (capitão) e Diogo Clemente; Pepo (Pisco, 84′), Rafa Pinto (Ricardo Alexandre, 84′) e Kevin Lopez; Gonçalo Barreiras (Ebah Viegas, 69′) e Miguel Velosa (Julio Sousa, 81′).
Suplentes não utilizados: Duarte Almeida, Luís Farinha, Catarino e Gonçalo Duarte.
Treinador: José Vala
Disciplina: cartão amarelo para Kevin Lopez (20′ e 90′), Pepo (76′) e Filipe Cascão (96′); cartão vermelho para Kevin Lopez (90′)
Golos: Rafa Pinto (16′) e Miguel Velosa (45+1′ e 48′)