emissão em direto

Câmara da Nazaré repudia abusos sexuais de padres

A Câmara Municipal da Nazaré aprovou uma moção que repudia os abusos sexuais contra crianças protagonizados por membros da Igreja Católica em Portugal. Após conhecimento das conclusões da investigação levada a cabo pela Comissão Independente para o estudo dos abusos sexuais contra crianças no seio da Igreja Católica Portuguesa, investigação liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, […]

A Câmara Municipal da Nazaré aprovou uma moção que repudia os abusos sexuais contra crianças protagonizados por membros da Igreja Católica em Portugal.

Após conhecimento das conclusões da investigação levada a cabo pela Comissão Independente para o estudo dos abusos sexuais contra crianças no seio da Igreja Católica Portuguesa, investigação liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, coordenando uma comissão que contou com um conterrâneo nazareno, o juiz jubilado e ex-ministro da justiça, Laborinho Lúcio, a autarquia da Nazaré, reunida em sessão ordinária no dia 17 de fevereiro, vem desta forma demonstrar a sua posição de “inequívoco repúdio”.

No documento aprovado, enviado ao Patriarcado de Lisboa, ao bispo diocesano de Leiria-Fátima, José Ornelas, e ao Governo, a Câmara condena “firmemente os abusadores” e demonstra a sua “solidariedade” para com todas as vítimas.

O relatório revela que “512 crianças foram vítimas reais de abusos sexuais perpetrados por membros da Igreja católica portuguesa, podendo ainda ascender em mais 4303 o número de vítimas denunciadas, elevando a 4815 o número total de abusados”.

A investigação conclui também que Leiria “é um dos distritos do país de onde chegaram à referida comissão mais queixas por parte das vítimas, maioritariamente do sexo masculino, crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos, sendo que os abusadores eram na sua maioria homens e padres”.

“Estes abusos configuram atos hediondos que demonstram o lado mais selvagem, sombrio e desumano de algumas pessoas que integram a Igreja Católica. Atos com consequências altamente negativas no desenvolvimento psíquico, pessoal e social de todos aqueles que foram vítimas destes abusos a todos os níveis inqualificáveis”, manifesta a Câmara da Nazaré.

A autarquia esclarece que “não tomamos algumas árvores pelo todo da floresta, sendo que as generalizações são sempre abordagens erróneas” e pede que “há que ser célere na justiça”, para “julgar em conformidade”, levando a que os abusadores tenham “uma sentença e uma pena à altura da monstruosidade dos seus atos”.

Últimas Notícias

Mulheres apanhadas a furtar em residência

Duas mulheres, de 23 e 24 anos, foram detidas em flagrante pela GNR por furto no interior de uma residência na localidade de São Mamede, no concelho do Bombarral, quando estavam na posse de diverso material.

Centro Hospitalar do Oeste assinalou Dia Mundial do Serviço Social

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) associou-se à comemoração do Dia Internacional do Serviço Social, assinalado em 21 de
março, dando a conhecer a sua equipa de Serviço Social, atualmente constituída por doze assistentes sociais, que são
interlocutores privilegiados entre o utente, a família, a equipa terapêutica e a comunidade.

Olho seco

“O olho seco (ou síndrome do olho seco) é uma doença oftalmológica muito frequente. É um problema muito comum, tendo
várias causas possíveis, entre as quais a exposição excessiva a ecrãs e aparelhos de ar condicionado.

Reabilitação vestibular

Se tem tonturas, vertigens, náuseas, vómitos, desequilíbrios na marcha ou problemas na visão e audição, saiba como afisioterapia pode ajudar. “Ando com imensas vertigens e má disposição…devem ser os cristais que estão desalinhados”, “sempre que me levanto dacama fico com tonturas e custa-me a andar, parece que vou cair…mas não sei porquê”, “não posso mexer […]