emissão em direto

Câmara das Caldas entrega 608 cabazes de Natal para apoiar famílias carenciadas

O Município das Caldas da Rainha, através do reforço de géneros alimentares, proporcionou um Natal mais digno a 608 agregados familiares, anunciou Conceição Henriques, vereadora responsável pelo pelouro da Ação Social.

No passado dia 18 de dezembro, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha entregou cabazes de Natal, compostos por produtos característicos da quadra natalícia, como bacalhau, azeite, óleo, bolo-rei e fantasias de chocolate a 19 entidades de solidariedade social que atuam como polos distribuidores do Banco Alimentar do Oeste.

O investimento, no valor de 22.879 euros, garantiu um Natal mais digno a 608 agregados familiares em situação de vulnerabilidade.

A vereadora destacou a evolução do modelo de apoio. “No primeiro ano do nosso mandato, seguimos a tradição anterior e entregávamos os cabazes diretamente às famílias, abrangendo 260 agregados em 2021, com um custo de 12.399 euros”, explicou. Contudo, essa abordagem apresentava limitações porque as famílias que vinham à Câmara recebiam um tipo de produto, enquanto outras, que recorriam a instituições de solidariedade, tinham acesso a um cabaz diferente. Este modelo deixava algumas famílias sem apoio ou com duplicação de cabazes”, adiantou.

 

“Novo modelo com maior alcance e equidade”

 

Desde então, a Autarquia adotou um sistema integrado, garantindo que todas as famílias carenciadas identificadas pelas instituições e o Banco Alimentar recebam apoio de forma uniforme. “Acreditamos que uma família que precisa de ajuda no Natal também necessita em janeiro, fevereiro e nos meses seguintes. Por isso, reforçamos os cabazes já distribuídos ao longo do ano”, referiu, a autarca.

Este ano o modelo permitiu quase triplicar o número de famílias abrangidas, sem duplicar o custo do apoio. “Estamos a tratar todos os cidadãos de forma igual e a melhorar a qualidade dos cabazes através de produtos de maior valor”, sublinhou Conceição Henriques.

A vereadora destacou ainda a escolha criteriosa dos produtos incluídos no cabaz municipal. “Optámos por bens icónicos do Natal e que, simultaneamente, são mais dispendiosos, como o bacalhau e o azeite. Esta abordagem ajuda as famílias carenciadas a terem acesso a bens que, de outra forma, seriam difíceis de adquirir nesta altura do ano”, acrescentou.

Os cabazes foram preparados pela equipa da Câmara e entregues às 19 entidades locais, que asseguram a distribuição às famílias referenciadas. “Esta parceria reforça a eficácia do programa e contribui para uma gestão mais equilibrada e justa dos recursos disponíveis”, disse, a autarca.

Com esta iniciativa, o município “reafirma o seu compromisso com a solidariedade e o apoio às famílias em situação de fragilidade social, promovendo um Natal mais digno e inclusivo”.

Os cabazes foram adaptados ao tamanho de cada agregado familiar. “Este ano, introduzimos três tipologias de cabazes para melhor corresponder às necessidades das famílias. Assim, uma família de uma ou duas pessoas recebe um cabaz mais pequeno, enquanto uma família de seis ou mais pessoas beneficia de um cabaz maior, garantindo uma distribuição mais justa”, explicou Conceição Henriques.

 

Cinema para crianças

 

Para as crianças o Município promoveu sessões de cinema, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC), com o filme “Super Heróis da Selva 2”, destinadas a todos os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho.

Esta iniciativa, que envolve todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar e de 1.º ciclo do Ensino Básico, públicos, privados e IPSS, realizou-se no âmbito das comemorações da quadra natalícia.

Últimas Notícias

Atividade cirúrgica da neoplasia da mama regressa ao Hospital

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde revogou a suspensão da atividade cirúrgica, no âmbito da neoplasia da mama na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), nas Caldas da Rainha, confirmou o conselho de administração da ULSO, o que significa que está de regresso.

Cara de Espelho no CCC

Cara de Espelho atua no dia 18 de janeiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Hóquei Clube das Caldas com vitória e derrota

No passado dia 11 os masters do Hóquei Clube das Caldas jogaram a quinta jornada frente ao SCL Marrazes, no pavilhão do Alcobacense CD, terminando a partida com uma vitória de 10-3.

Masterclass de Meditação

No passado dia 12 o auditório da Expoeste, nas Caldas da Rainha, recebeu a “Arte de Viver”, associação de voluntários presente em cerca de 180 países, que apresentou, em parceria com a AIRO- Associação Empresarial da Região Oeste, um workshop de meditação com Swami Jyothirmayah.