emissão em direto

próximo programa

Ver programação completa

Câmara de Peniche aprova redução de IMI

A Câmara Municipal de Peniche, na sua reunião de 19 de novembro, aprovou a fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o lançamento da derrama para o ano de 2022 e a participação no Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS), relativamente aos rendimentos do ano de 2022, para inclusão no orçamento municipal de 2023.

A Câmara Municipal de Peniche, na sua reunião de 19 de novembro, aprovou a fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o lançamento da derrama para o ano de 2022 e a participação no Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS), relativamente aos rendimentos do ano de 2022, para inclusão no orçamento municipal de 2023.

O executivo municipal aprovou a fixação do IMI para os prédios urbanos em 0,315%, o que representa uma redução deste imposto face ao ano anterior. Quanto às taxas fixadas para os prédios rústicos e majorações os valores não sofrem alteração.

O lançamento da derrama é de 1% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) com um volume de negócios superior a 150 mil euros no ano anterior.

Beneficiarão da isenção da derrama os sujeitos passivos que não atinjam o valor de 150 mil euros e as entidades que tenham constituído, instalado ou transferido a sua sede para o concelho de Peniche nos anos 2019, 2020 e 2021.

A comparticipação no IRS mantém-se na taxa de 4%, tendo em consideração a redução de 1% verificada no ano anterior.

Para o presidente da Câmara, Henrique Bertino, “é necessário dar um sinal de que vale a pena investir e viver no concelho de Peniche, afirmando-o como um território que proporciona qualidade de vida a quem nele vive, estuda, trabalha ou simplesmente nos visita. Neste sentido as políticas apresentadas devem promover e reforçar a coesão e o desenvolvimento sociais e territoriais. A proposta assenta numa estratégia de redução gradual de todos os impostos até à taxa mínima, baseada numa gestão responsável e séria do orçamento municipal”.

Concessão do parque de campismo

A autarquia decidiu também concessionar a privados o parque municipal de campismo e caravanismo, admitindo dificuldades em investir 4,5 milhões de euros em obras de recuperação para o manter sob sua gestão direta.

A proposta de concessionar o parque de campismo a privados foi aprovada por maioria, com os independentes do Grupo Cidadãos Eleitores por Peniche e PS a votarem a favor e PSD e CDU contra.

Estas propostas serão apresentadas à Assembleia Municipal para análise, discussão e eventual aprovação.

Últimas Notícias

Gaeiras reúne 100 artistas e cerca de 2000 presépios

De 8 a 26 de dezembro vai decorrer no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 14ª Grande Exposição de Presépios. Durante estes dias, entre as 14 e as 18 horas, poderão ser vistas as obras de 100 artistas e apreciados cerca de dois mil presépios. A diversidade dos materiais, como o barro, a casca de ovo, a madeira, o ferro, o tecido, a joalharia, a cortiça, o vidro, ou até mesmo componentes eletrónicos, constitui uma atração.

EBI Santo Onobre quer incentivar utilização da bicicleta

No âmbito do Desporto Escolar (DE), a Escola Básica de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha, aderiu ao projeto “DE sobre rodas”, que consiste em recolher bicicletas que sirvam para crianças, dos 5 aos 12 anos, ainda em condições para serem usadas, mesmo que precisem de uma pequena reparação.