emissão em direto

Câmara vai requalificar a Expoeste e criar um pavilhão multiusos

A câmara das Caldas da Rainha pretende requalificar o edifício da Expoeste e criar assim um pavilhão multiusos, como intuito de melhorar o acolhimento de grandes eventos da área económica e desportiva de interesse para o concelho e região.

A câmara das Caldas da Rainha pretende requalificar o edifício da Expoeste e criar assim um pavilhão multiusos, como intuito de melhorar o acolhimento de grandes eventos da área económica e desportiva de interesse para o concelho e região.

O projeto envolve também a construção de um parque de estacionamento subterrâneo e a melhoria a sua zona envolvente. 

De acordo com o vice-presidente da câmara, Joaquim Beato, o equipamento irá funcionar como um pólo para a realização de eventos de caráter económico como também será feita a sua integração em eventos da área desportiva. “Tem a finalidade da candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2027, uma grande novidade no âmbito do desporto que a autarquia pretende concretizar”, contou.

O projeto implica um investimento a rondar os seis milhões de euros, onde o município pretende candidatar-se aos apoios do próximo quadro comunitário 2030. “O edifício da Expoeste é um espaço extremamente interessante, mas tem muitas insuficiências, nomeadamente da área do pé direito (medida entre o pavimento e a parte inferior do teto)”, referiu o autarca.

A autarquia, que já tem o projeto de arquitectura, avança com o estudo prévio para depois concretizar o projeto de execução. “A questão está em estudo. Melhoramos o pé direito subindo o edifício ou descemos o chão. São duas hipóteses e vai ser uma decisão ponderada de caráter político depois de termos os números da despesa, para que os técnicos possam enquadrar a solução”, contou. 

O autarca revelou que o projeto tem que estar enquadrado com o estacionamento subterrâneo que vai ser construído no exterior do edifício com dois pisos. “Atendendo a que se vai fazer a renovação e modernização do edifício, o estacionamento que existe já não serve”, relatou, acrescentando que o objetivo é também a requalificação da área envolvente até à rotunda do Leroy Merlin. O intuito é mais tarde fazer o melhoramento de toda aquela zona até à entrada para a A8.

Segundo o vice-presidente, a sede da AIRO- Associação Empresarial da Região Oeste manter-se-á e tudo aponta que a gestão da Expoeste será feita pelo Município e pela AIRO. “A organização dos certames poderá ficar a cargo da associação empresarial”, revelou, o autarca, acrescentando que é uma medida que “faz todo o sentido”. 

Existe protocolos com algumas entidades que estão sediadas na Expoeste. “Não pensamos excluir ninguém que tem parceria porque a requalificação estabelece também uma série de gabinetes diferenciados no projeto mais vasto”, indicou.

Outra medida é, segundo Joaquim Beato, “enquadrar o Caldas Empreende no interior das instalações, criando assim um novo espaço para as empresas incubadas”.

“Ter o projeto concluído este ano e conseguir lançar a obra em 2024 seria fantástico”, afirmou o vice-presidente.

Últimas Notícias

Massagem de flores da mata Rainha D. Leonor

Termas abrem época com novidades A época termal na vertente terapêutica da ala sul do Hospital Termal das Caldas da Rainha vai reabrir a 1 de fevereiro com muitas novidades a nível do bem-estar. O lançamento de banhos de rituais de cacau e menta, a massagem de flores da mata Rainha Dona Leonor e rituais […]

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral. Recorde-se que o espetáculo decorreu no dia 8 de outubro […]

Desfile equestre apresentou reis do carnaval das Caldas

Luís Ventura, de 47 anos, e Mariana Mortágua, de 22 anos, foram escolhidos para serem os reis do carnaval das Caldas da Rainha, encarnando as personagens Zé Povinho e Maria da Paciência, respetivamente, criações de Rafael Bordalo Pinheiro como caricaturas do povo português.

V Jornadas SIPO Júnior

Entre os dias 12 a 15 de abril decorre a 5ª edição das Jornadas da Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) Júnior, no Auditório Municipal de Óbidos, com master classes de piano, seminário de improvisação, concertos comentados e uma audição final dos participantes. As jornadas, que contam com o apoio da Câmara Municipal de […]