O evento, realizado entre as 10h15 e as 12h30, percorreu um trajeto de 6 km pelas zonas emblemáticas da cidade, incluindo a Mata Rainha D. Leonor, a Quinta da Boneca e o Parque D. Carlos I.
A ideia da caminhada surgiu no início do ano letivo pela professora de Biologia, Silvia Silva, e pelo professor de Educação Física, Paulo Sousa, no âmbito do PES.
Antes do início da caminhada, Paulo Sousa orientou uma breve sessão de aquecimento com a duração de cinco minutos. O objetivo foi preparar os participantes para o percurso, incluindo exercícios como a rotação dos tornozelos, de forma a prevenir entorses e outras lesões durante a atividade.
“Com o objetivo de fomentar hábitos de vida saudáveis e incentivar a prática desportiva, a caminhada tornou-se uma oportunidade de convívio e união entre a comunidade escolar e a cidade”, disse Silvia Silva.
Contudo, a iniciativa não se limitou à promoção da saúde. A vertente solidária marcou presença de forma significativa e “superou as nossas expetativas”. “Tivemos 916 inscrições e angariámos muitos alimentos e brinquedos para a Ordem do Trevo”, contou Silvia Silva. “Todos juntos conseguimos fazer natal hoje na Bordalo”, salientou a docente.
José Viegas, presidente da Ordem do Trevo, destacou a importância da iniciativa. “Os alimentos angariados foram em grande número, o que nos vai ajudar imenso nos próximos tempos. Além das 70 famílias que apoiamos regularmente com cabazes quinzenais, também acolhemos pessoas que, mesmo não estando inscritas, vêm à nossa sede pedir ajuda. Nunca negamos comida a ninguém”, contou.
O responsável sublinhou ainda a relevância das parcerias para fortalecer a comunidade. “São estas colaborações que nos tornam mais fortes e solidificam a sociedade. A ligação com o Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP) é excelente. Estes alimentos vão contribuir para o cabaz especial de natal que será distribuído no dia 19 de dezembro”, adiantou José Viegas.
Nesta ocasião, a Ordem do Trevo também vai promover o projeto “Desembrulhar Sorrisos”, que inclui a entrega de brinquedos às crianças, garantindo um natal mais feliz para as famílias apoiadas.
Para o diretor do AERBP, Jorge Pina, a caminhada mostrou, mais uma vez, como a “união entre a comunidade e as instituições pode fazer a diferença na vida de quem mais precisa”.
“A adesão maciça dos estudantes e professores destacou o impacto positivo deste tipo de atividades, que integram valores de cidadania, solidariedade e responsabilidade social no quotidiano escolar. Além de promover o exercício físico, a caminhada sensibilizou os jovens para a importância de ajudar os outros e de participar ativamente na construção de uma comunidade mais solidária”, afirmou.
A Caminhada do PES da Escola Rafael Bordalo Pinheiro é agora um “marco no calendário escolar, demonstrando que a educação vai muito além das salas de aula, promovendo valores que deixam marcas duradouras nos alunos”, adiantou o diretor.
A iniciativa contou com o apoio do Município das Caldas, União de Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e Junta de Freguesia de A-dos-Francos.