emissão em direto

Campanha ajuda bodyboarder que ficou tetraplégico após acidente nas ondas de Supertubos

Nuno Barahona Abreu, médico-cirurgião de 42 anos, sofreu um grave acidente em setembro, quando praticava bodyboard na praia de Supertubos, em Peniche, lesionando a cervical, o que o deixou tetraplégico. Uma campanha de angariação de fundos está em curso para adaptar a sua casa à nova condição de vida.

Nuno Barahona Abreu, médico-cirurgião de 42 anos, sofreu um grave acidente em setembro, quando praticava bodyboard na praia de Supertubos, em Peniche, lesionando a cervical, o que o deixou tetraplégico. Uma campanha de angariação de fundos está em curso para adaptar a sua casa à nova condição de vida.

Praticante de desportos aquáticos, Nuno Abreu, residente em Algés, no concelho de Oeiras, sofreu a 29 de setembro deste ano um acidente que lhe mudou a vida. Na praia de Supertubos, quando fazia bodyboard, foi atirado por uma onda contra o fundo do mar.

Salvo por surfistas que estavam no local, foi levado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde o diagnóstico indicou que fraturou a cervical, lesionou a medula e a sua mobilidade ficou muito afetada. Foi operado e esteve internado quinze dias nos cuidados intensivos e depois mais de um mês na enfermaria de ortopedia.

No dia 4 de novembro foi transferido para o Centro de Reabilitação de Alcoitão, onde continua internado e onde está até hoje a treinar diariamente de forma árdua e focada para poder voltar para casa e enfrentar toda uma nova realidade que o espera. A ele, à esposa e aos dois filhos.

Três amigos resolveram ajudar a família na enorme despesa com as obras imprescindíveis na sua casa, fazendo as devidas adaptações. “O Nuno deixou há alguns anos o Serviço Nacional de Saúde e trabalhava na altura do acidente de forma independente como médico freelancer. Como não tem nenhum vínculo laboral a sua situação é bastante precária quando o assunto são apoios. Infelizmente são muito poucos. Os custos são muitos, os processos de apoio morosos e algumas vezes inexistentes”, referem.

Tendo arrancado a 14 de dezembro, a campanha de crowdfunding pretendia inicialmente angariar trinta mil euros, valor que corresponde ao orçamento das obras necessárias a efetuar na residência, de modo a que o espaço fique adaptado à mobilidade reduzida de Nuno Abreu.

Os trabalhos a realizar englobam a construção de uma nova casa de banho, reestruturação da cozinha, acesso por plataforma elevatória, abrir vãos de portas, entre outras necessidades.

O valor foi atingido e fixada nova meta em 190 mil euros, que servirão para outros fins, nomeadamente uma rampa exterior de acesso à casa, uma cadeira elevatória, uma cadeira de rodas, uma cadeira giratória para o automóvel, equipamentos para instalar dentro de casa e ainda para tratamentos e cirurgia ortopédica no estrangeiro, numa primeira fase em Espanha e no futuro nos EUA, para submeter-se à cirurgia ortopédica com recurso à nanotecnologia inovadora de regeneração medular, e ao bypass medular, e assim fazer todos os possíveis para recuperar a sua mobilidade.

Neste momento já ultrapassa os 195 mil euros, doados por mais de 5200 apoiantes, mas a campanha de angariação de fundos no site ppl.pt/causas/nuno vai prolongar-se até às 18h00 de 11 de fevereiro.

Últimas Notícias

280 mil euros indemnizam mortes de casal espanhol em praia de Peniche

As famílias de um casal espanhol que morreu na derrocada de uma arriba na Praia da Almagreira, em Peniche, a 4 de agosto de 2005, quando se encontrava de férias em Portugal em viagem de lua de mel antecipada, pois ia oficializar a vida em união de facto quando regressasse ao seu país, vão receber a título de indemnização 140 mil euros cada uma, depois dos juízes que compõem a secção de contencioso administrativo do Tribunal Central Administrativo Sul, sediado em Lisboa, não terem sido unânimes na decisão recentemente tomada, que acabou por repartir as culpas em 30% para os lesados e em 70% para os réus – o Estado português e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

CCC com nova imagem e programação

Já é conhecida a programação do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha – CCC para os meses de maio a agosto deste ano. Numa ocasião em que esta estrutura aparece com uma nova imagem, o diretor, Mário Branquinho, deu a conhecer as linhas orientadoras de programação para os próximos meses, numa alusão a “pontes para o futuro”, ao encontro dos públicos.

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste 

Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde falaram da digressão dos 35 anos.

The Lucky Duckies celebram 35 anos de carreira no CCC

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste  Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde […]