A entrega dos cabazes contou com um momento de união e trabalho em equipa, onde os voluntários da Ordem do Trevo não mediram esforços para preparar os alimentos e triar os brinquedos, que foram distribuídos de forma cuidadosa por faixas etárias. Segundo o presidente da associação, José Viegas, esta campanha é “uma marca da Ordem do Trevo”, que pelo oitavo ou nono ano consecutivo se empenha em “transformar esta época festiva em algo especial para tantas famílias”.
Esforço logístico e resultados gratificantes
José Viegas destacou a complexidade logística desta iniciativa, que envolve a recolha de alimentos e brinquedos junto de diversas instituições e parceiros. Contudo, o empenho resulta num impacto positivo porque “entregámos 70 cabazes, abrangemos mais de 350 pessoas, incluindo dezenas de crianças”. “Os cabazes estão recheados com tudo o que é necessário para uma ceia de Natal, bacalhau, frango, leite, cereais, azeite, óleo e as crianças levam em média três brinquedos cada uma, podendo desembrulhar os tais sorrisos que pretendemos”, salientou, o responsável.
A colaboração da Câmara Municipal das Caldas da Rainha também foi sublinhada pelo presidente. “A Câmara reforçou os cabazes com bacalhau, azeite, óleo, bolo rei e fantasias de chocolate o que fortalece o nosso trabalho. Quando o município colabora com as instituições, todos ganham. Dependemos uns dos outros para chegar mais longe”.
Este ano, devido à transição para novas instalações, a habitual festa de natal para as crianças não foi realizada. Em vez disso, as famílias puderam desfrutar de um lanche na Expoeste enquanto levantavam os seus cabazes. José Viegas explicou a que devido à mudança “optaram por algo mais simples, mas também muito original. Tornámos o momento de entrega uma ocasião de partilha e convívio”.
No mesmo dia, a Ordem do Trevo organizou o seu jantar de Natal para os voluntários no restaurante e bar Maria dos Cacos. Este momento de convívio interno reuniu os 22 voluntários da associação, permitindo celebrar a união e a dedicação ao longo do ano. Durante o jantar, foi destacado a união entre todos e o impacto do voluntariado na vida pessoal de muitos. Alguns voluntários referiram que este trabalho os ajudou a ultrapassar crises pessoais, funcionando como uma verdadeira terapia de saúde mental.
O presidente da Ordem do Trevo fez questão de expressar gratidão a todos os envolvidos: “Um agradecimento especial aos nossos parceiros, voluntários, amigos e particulares que se juntaram à causa. Esta campanha envolve cada vez mais a comunidade caldense, e isso permite-nos angariar recursos que vão ajudar não apenas agora, mas também nos próximos meses”.
Com a entrega de cabazes e a partilha de momentos de convívio, a Ordem do Trevo reforçou o espírito solidário que caracteriza esta época festiva, mostrando que a união e o trabalho em prol dos outros podem transformar vidas e desembrulhar muitos sorrisos.