Caldas da Rainha recebeu o Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno de Sub-17, o maior evento juvenil da história desta modalidade, que se realizou sob a égide da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).
Mais de 300 participantes vindos de mais de 30 países estiveram presentes na cidade entre 9 e 15 de setembro.
O evento foi organizado pela Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno em parceria com o Município das Caldas da Rainha e o Instituto Português do Desporto e Juventude, entre outros parceiros.
A competição, que incluiu provas individuais e de estafetas por géneros e mistas, teve lugar na Expoeste, sendo as provas de natação e esgrima realizadas na piscina municipal e no Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha, respetivamente.
A modalidade de pentatlo moderno é um desporto olímpico criado pelo Barão Pierre de Coubertin, o grande impulsionador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, tendo como objetivo principal a eleição do atleta mais completo.
A competição foi realizada de acordo com os regulamentos da UIPM e contou com natação, esgrima, laser run, corrida e obstáculos (escalada, grande roda, parede de metro e meio, argolas, trave de equilíbrio, rodas, barras de macaco e parede de chegada).