Esta será a primeira competição internacional sob a organização da nova direção da Federação Portuguesa de Badminton, presidida por Duarte Nuno Anjo, e acontece num momento de renovação para o badminton nacional, após a reestruturação da equipa técnica nacional. Jorge Cação assume o cargo de diretor técnico nacional, e a ex-atleta olímpica Telma Santos desempenha agora o papel de selecionadora nacional, trazendo a sua experiência e visão para o desenvolvimento dos atletas portugueses.
Este ano o torneio conta mais de 300 atletas inscritos, oriundos de 47 países, que vão competir por títulos em cinco categorias da modalidade: Singular Homem, Singular Senhora, Par Homem, Par Senhora e Par Misto e só nos dois primeiros dias de competição irão realizar-se mais de 200 jogos. O elevado nível de competitividade é garantido pela participação de muitos atletas com posição significativa no top 100 do ranking mundial da Badminton World Federation em seniores.
Para representar a seleção nacional neste evento, a equipa técnica nacional, liderada pelos treinadores Telma Santos e Fernando Silva, convocou vinte atletas que têm demonstrado o seu talento em competições nacionais e internacionais.
Entre os convocados, destacam-se Tiago Berenguer e Madalena Fortunato, campeões nacionais de singulares na época transata, Bruno Carvalho e Mariana Paiva, os atletas portugueses melhor posicionados no ranking mundial de singulares, assim como a dupla masculina Bruno Carvalho e Diogo Glória e o par misto Bruno Carvalho e Mariana Paiva, que conquistaram recentemente pódios em competições internacionais.
A selecionadora nacional reforça a importância da competição para os atletas portugueses: “Se queremos ser melhores, temos que encarar estes desafios com determinação e querer”
No primeiro dia da competição, a 5 de março, disputa-se a primeira ronda de qualificação de singulares homens e singulares senhoras. No dia 6 de março, continuarão a decorrer as rondas de qualificação, incluindo as vertentes de pares mistos, pares senhoras e pares homens.
No dia 7 de março, com o arranque do quadro principal, Portugal já tem garantida a participação de nove atletas em três categorias. Em pares homens, destacam-se Bruno Carvalho e Diogo Glória. Nos Pares Senhoras, competem Mariana Afonso e Madalena Fortunato, Maria Wilkinson e Mariana Neves, e Leonor Ribeiro com Mafalda Avelino. Já nos Pares Mistos, Bruno Carvalho volta a entrar em ação ao lado da sua parceira internacional, Mariana Paiva.
O presidente da Federação Portuguesa de Badminton sublinha a importância deste torneio para a modalidade: “É um símbolo da história e da evolução do badminton em Portugal e no panorama internacional, reafirmando o nosso compromisso em elevar a modalidade ao mais alto nível”.
Badminton facilita torneio de ténis
O Município das Caldas da Rainha solicitou à Federação Portuguesa de Badminton a introdução de alterações no seu calendário competitivo, com o objetivo de possibilitar que o Centro de Alto Rendimento de Badminton, durante o mês de setembro, fique alocado a um dos eventos desportivos mais prestigiados que a cidade acolhe, o campeonato internacional de ténis, Ladies Open, organizado pela Federação Portuguesa de Ténis e International Tennis Federation.
A Federação Portuguesa de Badminton, sensível ao pedido da Câmara, que considera ser um parceiro imprescindível para o desenvolvimento da modalidade, nomeadamente na manutenção do Centro de Alto Rendimento de Badminton, aceitou proceder aos ajustes necessários no seu calendário.
Neste sentido, e de forma a não comprometer os torneios de clubes que já têm organização e local definidos, evitando assim maiores transtornos aos agentes desportivos, entendeu-se alterar as seguintes competições no Centro de Alto Rendimento de Badminton: 27 e 28 setembro – 4ª Jornada Nacional Não Seniores S11, S15 & S19; 11 de outubro – 4ª Jornada Nacional Veteranos; 11 e 12 de outubro – 4ª Jornada Nacional Não Seniores S9, S13 & S17; 25 e 26 de outubro – 4ª Jornada Nacional Seniores; 6 de dezembro – Campeonato Nacional de Veteranos; 6 e 7 de dezembro – Campeonato Nacional S21.