emissão em direto

Cardeal patriarca celebra os 50 anos do escutismo em Óbidos

No passado domingo, sob a presidência do cardeal patriarca, Dom Manuel Clemente, na Praça de Santa Maria - no mesmo local de há 50 anos - foi celebrada a fundação do Escutismo em Óbidos.

O então estudante Manuel Clemente (natural de Torres Vedras) estava empenhado no êxito desta iniciativa em Óbidos, que perdura há meio século.

Estiveram presentes os principais responsáveis do escutismo português, designadamente Ivo Faria, chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE), e António Cerqueira, presidente do conselho fiscal e jurisdicional nacional do CNE.

“A grande vantagem que o escutismo tem oferecido à sociedade e ao mundo inteiro e também à Igreja, quando se trata de escutismo católico, é descobrir aquilo que é a qualidade de cada jovem e isso posto a render”, manifestou o cardeal patriarca, que adiantou que “no escutismo encontrei tanta gente que foi, para mim, sinal de Jesus Cristo”.

José Machado, um dos fundadores, que ainda se mantém no ativo, recebeu um louvor do Núcleo do Oeste. “Tem sido um enorme entusiasta deste movimento, colocando a sua disponibilidade e saber ao serviço do CNE”, lê-se na distinção.

Foi também entregue um diploma a vários presentes que fizeram a promessa de escuteiro há 50 anos.

Das intervenções finais salientam-se as do presidente da Junta de freguesia, João Rodrigues, antigo escuteiro, e do vice-presidente da câmara, José Pereira, que elogiaram a ação dos escuteiros de Óbidos.

Foi pedido aos antigos escuteiros para cederem fotos e documentação para ser enriquecido o arquivo histórico do escutismo em Óbidos, a fim de se preparar uma exposição a efetuar no Santuário do Senhor da Pedra, daqui a alguns meses.

O Núcleo do Oeste vai comemorar os 50 anos no ano escutista de 2021/2022.

Últimas Notícias

Casal cultivava canábis em casa

Um homem de 48 anos e a sua companheira, de 40 anos, foram constituídos arguidos, após o desmantelamento de uma estufa de canábis no concelho do Bombarral.

Banhista inglês socorrido

Um homem de 46 anos, de nacionalidade britânica, que alegadamente sofreu um trauma cervical depois de ter mergulhado em Point Fabril, uma praia não vigiada, em Ferrel, no concelho de Peniche, no passado sábado, foi socorrido por elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, do Projeto “SeaWatch”, bem como dos Bombeiros Voluntários de Peniche.

Nadadores encontram crianças perdidas

Os nadadores salvadores da Nazaré ajudaram neste domingo em quatro situações de crianças perdidas na praia. Todas elas foram encontradas e entregues aos pais, graças ao sistema de comunicação entre os postos de praia.

Ciclismo em A-dos-Francos

No dia 21 de agosto, a segunda etapa da 14ª Volta a Portugal de Cadetes em ciclismo vai passar em A-dos-Francos, junto ao monumento de homenagem a João Almeida, cerca das 11h30, depois do prólogo em Alpiarça e da primeira etapa entre Almeirim e Benavente.