emissão em direto

próximo programa

Ver programação completa

Cardeal patriarca celebra os 50 anos do escutismo em Óbidos

No passado domingo, sob a presidência do cardeal patriarca, D. Manuel Clemente, na Praça de Santa Maria - no mesmo local de há 50 anos - foi celebrada a fundação do Escutismo em Óbidos.

O então estudante Manuel Clemente (natural de Torres Vedras) estava empenhado no êxito desta iniciativa em Óbidos, que perdura há meio século.

Estiveram presentes os principais responsáveis do escutismo português, designadamente Ivo Faria, chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE), e António Cerqueira, presidente do conselho fiscal e jurisdicional nacional do CNE.

“A grande vantagem que o escutismo tem oferecido à sociedade e ao mundo inteiro e também à Igreja, quando se trata de escutismo católico, é descobrir aquilo que é a qualidade de cada jovem e isso posto a render”, manifestou o cardeal patriarca, que adiantou que “no escutismo encontrei tanta gente que foi, para mim, sinal de Jesus Cristo”.

José Machado, um dos fundadores, que ainda se mantém no ativo, recebeu um louvor do Núcleo do Oeste. “Tem sido um enorme entusiasta deste movimento, colocando a sua disponibilidade e saber ao serviço do CNE”, lê-se na distinção.

Foi também entregue um diploma a vários presentes que fizeram a promessa de escuteiro há 50 anos.

Das intervenções finais salientam-se as do presidente da Junta de freguesia, João Rodrigues, antigo escuteiro, e do vice-presidente da câmara, José Pereira, que elogiaram a ação dos escuteiros de Óbidos.

Foi pedido aos antigos escuteiros para cederem fotos e documentação para ser enriquecido o arquivo histórico do escutismo em Óbidos, a fim de se preparar uma exposição a efetuar no Santuário do Senhor da Pedra, daqui a alguns meses.

O Núcleo do Oeste vai comemorar os 50 anos no ano escutista de 2021/2022.

Últimas Notícias

Equipa do Acrotramp vence Scalabis Cup

Decorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho, a Scalabis Cup, competição Internacional de ginástica, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém, reunindo cerca de 500 ginastas em representação de vários países. O Acrotramp Clube de Caldas esteve representado nesta competição com seis ginastas seniores de 1ª divisão e elite (três em duplo minitrampolim e três em tumbling).

Caldas da Rainha esteve em alerta mas DGS corrigiu números

A Direção-Geral da Saúde procedeu na passada segunda-feira a uma correção da incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes nas Caldas da Rainha, para o período de 24 de junho a 7 de julho, o que retirou o concelho do estado de alerta em que havia sido colocado indevidamente por resolução do Conselho de Ministros na quinta-feira anterior.

Intensificação da vacinação motiva filas nas Caldas

A intensificação da vacinação para dar resposta à variante Delta da Covid-19 tem causado em alguns períodos filas ao longo de mais de duas horas no exterior do Pavilhão da Mata, onde funciona o Centro da Vacinação, e apesar da dificuldade em dar escoamento ao aumento de utentes, os profissionais de saúde vão tentando gerir a situação após os primeiros dias em que a capacidade de resposta foi insuficiente

Bombarralenses em competição

O Clube Desportivo do Bombarral participou, no passado fim de semana, no Campeonato Distrital de Sub18 (Juvenis), no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, com dois atletas.