emissão em direto

Cemitérios assaltados na região já quase chegam às duas dezenas

Cerca de duas dezenas de cemitérios na região Oeste foram alvo de furtos nas últimas noites, encontrando-se a GNR a procurar localizar os autores, que para além dos danos provocados retiram objetos, sobretudo peças em bronze, cobre e latão.

“A população tem um carinho pelo cemitério onde tem as suas famílias e há um sentimento de tristeza e revolta”, relatou Pedro Barata, presidente da junta de freguesia de Ferrel, no concelho de Peniche, um dos afetados.

Para o autarca, tudo leva a crer que seja um gangue. “Procuram as peças que têm valor. As bases em pedra que estão coladas às campas são arrancadas e retiram as imagens”, descreveu.

Em Peniche, a freguesia de Atouguia da Baleia teve três cemitérios assaltados, em Ribafria, Geraldes e Lugar da Estrada. António Salvador, presidente da junta, lamentou que “locais sagrados estejam a ser alvo de uma prática destrutiva que causa danos materiais e emocionais à nossa comunidade”.

“As pessoas procuram ter sempre as campas o mais zeladas possível e bem ornamentadas, e depois chegam lá e veem aquilo tudo vandalizado e roubado, é ingrato, até mesmo para a junta de freguesia, que agora até tem uma pessoa nas localidades que têm cemitério para abrir e fechar, mas não podemos lá ter um guarda 24 horas por dia”, referiu o autarca.

“Não é durante o dia que eles lá vão, porque sabem que há sempre pessoas a entrar e a sair nos cemitérios, aquilo é durante a noite”, indicou, sublinhando que dada a apetência por materiais mais valiosos, as pessoas deverão usar mais jarras em pedra, porque “essas eles não as querem para nada”.

Apesar de portões fechados e muros à volta, os obstáculos não demovem os ladrões, que atacaram igualmente diversos cemitérios nos concelhos de Bombarral, Óbidos, Lourinhã e Alcobaça.

A situação está a causar uma onda de indignação das populações, que comentam que “já nem os cemitérios escapam à malvadez, nem os mortos têm descanso”.

Últimas Notícias

Unidade Local de Saúde do Oeste com 57 vagas para médicos

Foi publicado em Diário da República o número de 57 vagas para recrutamento de médicos recém-especialistas para a área hospitalar, para a área dos cuidados de saúde primários e para a área de saúde pública, na Unidade Local de Saúde do Oeste.

Homem esfaqueado em festa

Uma festa na associação da Lagoa Parceira, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma zaragata em que um homem foi esfaqueado no pescoço, na madrugada do passado dia 20.

Ana Bacalhau cantou a liberdade no CCC

“A Liberdade está a passar por aqui” foi o concerto que Ana Bacalhau levou na véspera de 25 de abril ao Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.