emissão em direto

Centenário lança livro de memórias de Alfeizerão

O espaço cultural Baú de Memórias de Alfeizerão vai acolher o lançamento de um livro no dia 15 de fevereiro, às 16h00, e uma exposição de pintura e olaria, entre 3 e 28 de fevereiro.

O livro intitula-se “Histórias e Memórias de Alfeizerão” e o autor, Augusto Manuel da Silva Lopes, é o benemérito a cuja doação e financiamento se deve a existência do espaço cultural Baú de Memórias.

Atualmente com 101 anos, e a viver como utente da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão, toda a vida, literalmente, recolheu histórias e tradições contadas pelas pessoas da freguesia e anotou-as com dedicação nos seus cadernos e apontamentos manuscritos, ao mesmo tempo que guardou como depositário os escritos lavrados por outras pessoas da sua geração e que a ele os confiavam.

Embora nascido em Lisboa, vive em Alfeizerão desde a juventude e nesta vila se casou e construiu a sua vida.

Esta obra resulta de uma compilação e organização desses textos, elaborada pelo Baú de Memórias de Alfeizerão e publicado pela Junta de Freguesia de Alfeizerão, que além de levar ao conhecimento do público todas estas histórias e memórias preservadas e de realizar essa aspiração do autor, assinala também de forma clara o tributo e o reconhecimento daquilo que o Augusto Manuel da Silva Lopes fez pela terra, por parte do executivo da Junta de Freguesia e em representação da comunidade alfeizerense.

 

Francês expõe pintura e cerâmica

 

Em relação à exposição, trata-se de uma mostra de pintura e cerâmica Raku de Michel Finck, artista nascido em 1944 em Thann, França, e a residir em Alcobaça.

“Depois de uma duradoura e bem-sucedida trajetória no mundo da gastronomia – onde as minhas criações foram breves e passageiras – com 70 anos de idade transferi a minha criatividade para a pintura, cujos resultados perduram no tempo. Ao atingir os 79 anos e, impulsionado por uma grande vontade de criar, comecei a manusear, modelar e a moldar o barro”, conta o artista.

Últimas Notícias

Furto em veículo nas Caldas leva a detenções na Lourinhã

Um homem de 54 anos e uma mulher de 58 anos foram detidos no passado dia 21 no concelho da Lourinhã por furto e posse de arma e munições proibidas, no seguimento de uma investigação por furto em veículo ocorrido em Caldas da Rainha, há cerca de quatro meses.

Tribunal da Relação confirma pena de 24 anos por homicídio

O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a pena de 24 anos de prisão por homicídio e profanação de cadáver aplicada em julho do ano passado pelo Tribunal de Loures pela morte de um homem de 47 anos em Adão Lobo, no Cadaval, ocorrida a 27 de abril de 2023.

Grupo Sentidos Dinâmicos planta árvores

Com o objetivo de “tornar o mundo num lugar melhor, começando pela nossa cidade”, o Grupo Sentidos Dinâmicos (SD) lançou o desafio, e em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, nasceu o projeto de arborização em plena cidade.

Visita a artistas mulheres presentes no Museu José Malhoa

“Depois, Malhoa” é o nome da iniciativa que tem realizado, periodicamente, visitas com especialistas convidados pelo Museu José Malhoa. Desta vez, a visita abordará as mulheres artistas presentes na exposição de longa duração do museu caldense, e decorrerá nesta quinta-feira, às 18h00, de forma gratuita.