emissão em direto

Centro nas Gaeiras faz 200 testes rápidos por dia

200 testes estão a ser feitos diariamente num centro criado nas Gaeiras para dar resposta à grande procura.  Até à semana passada 4% dos testados tinham acusado positivo. 

200 testes estão a ser feitos diariamente num centro criado nas Gaeiras para dar resposta à grande procura.  Até à semana passada 4% dos testados tinham acusado positivo. 

A testagem é uma das armas para combater o vírus e pode evitar boa parte dos contágios. Considerando a inexistência de locais para a realização massiva de testes no concelho de Óbidos, a Junta de Freguesia de Gaeiras instalou um Centro de Testes Rápidos Antigénio no edifício do Espaço Ó, no Largo de São Marcos.

Aparecem pessoas não só do concelho mas de vários pontos do país. “Tem havido grande procura. Tivemos pessoas do Algarve, da Marinha Grande, Loures, Alenquer, Cadaval e de outras zonas. Prevejo que a procura vá aumentar, o que é bom para detetar casos positivos”, afirmou o diretor técnico da farmácia, José Ezequiel, que em conjunto com o médico Rui Araújo assegura a realização dos testes.

Motivos profissionais mas sobretudo familiares, no âmbito da quadra festiva, levam à grande procura do centro de testagem. “Vim fazer o teste porque vou passar o natal com o meu filho e ele tem crianças pequenas. Fiquei muito satisfeita pelo resultado negativo”, contou Maria Carolina, uma das testadas. Neste centro até agora 4% dos testados acusaram positivo.

O Centro de Testes de Gaeiras está a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 16h30, exceto feriados, e sábado de manhã, para dar resposta ao aumento da utilização deste recurso. A marcação deve ser feita pelo tel. 262958637.

“As juntas de freguesia têm sido fundamentais na gestão da pandemia e como era obrigatório os testes para as pessoas poderem entrar em eventos, lares ou restaurantes, achámos importante criar este centro, em parceria com Farmácia Senhora da Ajuda, para dar resposta à população”, declarou Ricardo Duque, presidente da Junta de Freguesia de Gaeiras, que pretende manter o centro de testagem até ser necessário.

Últimas Notícias

Funcionária acusada de desviar dinheiro de taxas moderadoras

O Ministério Público deduziu acusação contra uma mulher que exerceu funções no serviço de atendimento complementar da Nazaré, pertencente ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, e que nesse âmbito está indiciada da prática de crimes de peculato e de recebimento indevido de vantagem.

Radiocomunicações de barcos fiscalizadas

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) levou a cabo no último trimestre de 2021 um conjunto de ações de fiscalização com a Polícia Marítima, numa zona compreendida entre os portos de Caminha e Peniche.

Uma semana com mais 5 mortes e mais 1172 casos ativos no Oeste

Os dados divulgados até à noite de 10 de fevereiro davam conta que no total, desde o início da pandemia, foram registados 831 óbitos (mais 5 em relação à semana passada) na região Oeste associados à Covid-19. O concelho de Torres Vedras era onde se verificava o maior número de falecimentos, que ascendem a 197 […]